Topo

Corte nos EUA declara clérigo islâmico culpado de terrorismo

O clérigo islâmico radical Abu Hamza al-Masri foi considerado culpado por apoiar o terrorismo por uma corte em Nova York (EUA) - Adrian Dennis/AFP
O clérigo islâmico radical Abu Hamza al-Masri foi considerado culpado por apoiar o terrorismo por uma corte em Nova York (EUA) Imagem: Adrian Dennis/AFP

Do UOL, em São Paulo

19/05/2014 16h15Atualizada em 19/05/2014 21h40

Uma corte em Nova York (EUA) declarou nesta segunda-feira (19) culpado de apoiar o terrorismo o clérigo islâmico radical Abu Hamza al-Masri.

Al-Masri, 56, foi acusado de apoiar organizações terroristas como a Al Qaeda, ajudando os sequestradores de 16 turistas no Iêmen em 1998 e na tentativa de construção de um campo de treinamento terrorista no Estado do Oregon.

O clérigo nega as acusações. 

Al-Masri --que enfrentou julgamento com o nome de Mustafa Kamel Mustafa-- ficou conhecido após proferir discursos incendiários na mesquita de Finsbury Park, em Londres. Em um deles, o clérigo elogiou os terroristas do 11 de Setembro.

O islâmico foi extraditado para os EUA em 2012, após passar sete anos preso no Reino Unido.  (Com agências internacionais)