Topo

Após mãe ser morta, filhote de rinoceronte só dorme acompanhado de cuidador

A equipe do centro de resgate Hoedspruit tem se revezado para dormir perto do animal - Reprodução/"The Independent"
A equipe do centro de resgate Hoedspruit tem se revezado para dormir perto do animal Imagem: Reprodução/"The Independent"

Do UOL, em São Paulo

10/06/2014 16h03Atualizada em 11/06/2014 07h21

Um filhote de rinoceronte na África do Sul não dorme mais sozinho depois de presenciar a morte da mãe, assassinada por caçadores que retiraram seu chifre. A equipe de um centro de resgate de animais em risco tem se revezado para dormir perto do animal.

Batizado de Gertjie, o rinoceronte está desde o dia 7 de maio no abrigo Hoedspruit, para espécies em risco, localizado na reserva privada de Kapama.

10.jun.2014 - Um filhote de rinoceronte na África do Sul não dorme mais sozinho depois de presenciar a morte da mãe, assassinada por caçadores que retiraram seu chifre - Reprodução/The Independent - Reprodução/The Independent
Batizado de Gertjie, o rinoceronte está desde o dia 7 de maio no abrigo Hoedspruit, para espécies em risco
Imagem: Reprodução/The Independent

Ele foi encontrado ao lado do corpo da mãe, chorando “inconsolavelmente” e não queria deixá-la, segundo membros da equipe de resgate.  Ele precisou ser sedado para transporte.

Na primeira noite no centro de resgate, ele dormiu com uma cuidadora humana e uma ovelha, chamada Skaap, que age como mãe adotiva dos animais resgatados.

Com cerca de quatro meses de idade, ele se recupera lentamente de suas noites de “insônia” e já consegue fazer caminhadas diárias.  Gertjie precisa ser alimentado a cada três horas.

O cotidiano do filhote pode ser acompanhado ao vivo no site do Hoedspruit. (Com"The Independent")