Topo

Família britânica tem 8 membros que lutaram na 1ª Guerra --e sobreviveram

Os oito irmãos Lord, de High Wycombe (Reino Unido), lutaram na 1ª Guerra Mundial - Reprodução/Daily Mail
Os oito irmãos Lord, de High Wycombe (Reino Unido), lutaram na 1ª Guerra Mundial Imagem: Reprodução/Daily Mail

Do UOL, em São Paulo

12/08/2014 06h00

O envolvimento de gerações de uma mesma família em várias guerras é uma história corriqueira para famílias europeias, mas não para os Lord: oito de seus membros lutaram em um único conflito, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). E todos voltaram para casa vivos do combate.

A história dos Lord, segundo o “Daily Mail”, moradores da cidade britânica de High Wycombe, foi reconhecida pelo rei George 5º. O monarca escreveu uma carta agradecendo aos irmãos Sidney, Gilbert, Ted, Will, Arthur, Frank, Len e Jim pela participação nos combates. “Estou muito grato em saber a maneira como responderam rapidamente ao seu Soberano e ao seu país”, escreveu o rei.

Jansen Lord, 92, filho de Frank (o terceiro mais velho entre os oito irmãos), é quem mantém a história militar da família viva na memória. “É mesmo notável quando você olha para a história da guerra e sabe que todos eles sobreviveram. Acredito que tenha sido pura sorte isso”, diz.

Jansen conta ainda que o tio Ted, na época com apenas 14 anos, pegou a certidão de nascimento de um dos irmãos mais velhos para conseguir se alistar. Já o irmão mais velho dos oito, Sidney, desempenhou uma das funções mais perigosas: em um balão de ar, ele tinha de identificar a base inimiga e determinar se ela seria ou não atacada.

“Meu tio me contava que assim que ele começava a voar, o inimigo começava a atirar e ele tinha de gritar: ‘pelo amor de Deus, me puxem para baixo”, lembra Jansen.

O único membro da família a morrer durante a guerra foi Arthur Lord, pai dos oito jovens. “Ele acabou se alistando anos antes de a guerra ter começado e acabou sendo um dos últimos a ter um funeral militar na sua cidade natal.”