Topo

Político alemão aproveita desafio do balde para fazer campanha pró-maconha

Do UOL, em São Paulo

28/08/2014 11h49Atualizada em 28/08/2014 12h10

Um político alemão do Partido Verde causou furor ao aparecer em um vídeo tomando água na cabeça (no popular desafio do balde de gelo) ao lado de um pé de maconha.

A cena foi gravada na sacada de um apartamento em Berlim, e não foi à toa a ‘coparticipação’ da planta enquanto Cem Özdemir, 48, despeja o conteúdo de um balde sobre o corpo. Ele mesmo confirmou, segundo reportagem do jornal britânico “The Guardian”.

“Sim, é um pé de maconha. (...) Ele não estava lá por acidente”, disse Özdemir, alemão de origem turca, que quis somar à brincadeira “uma sutil declaração política” de apoio à legalização da cannabis.

O banho gelado tem o objetivo de arrecadar fundos para o financiamento de pesquisas sobre a ELA –esclerose lateral amiotrófica ou doença de Lou Gehrig--, grave doença degenerativa que compromete a atividade neurológica. O político alemão aproveitou para fazer uma ‘campanhazinha’.

“Nós, Verdes, somos amigos da liberdade. (...) Se alguém pode consumir maconha e assumir os riscos associados a isso deveria ser decidido pelos próprios cidadãos em uma sociedade livre.”

Na internet, algumas pessoas acharam que se tratava de um deslize despercebido de Özdemir e levantaram a hipótese de ele ser punido por tem um pé de maconha em casa, o que é ilegal; outras o cumprimentaram pela iniciativa.