Topo

Novo rei saudita promete continuidade e indica sobrinho como sucessor

Do UOL, em São Paulo

23/01/2015 08h49

O rei Salman, da Arábia Saudita, prometeu nesta sexta-feira manter a mesma linha de seus predecessores, em seu primeiro discurso à nação após ter ascendido ao trono.

"Nós vamos continuar, com o apoio de Deus, a manter o caminho direto pelo qual este país tem avançado desde seu estabelecimento pelo falecido rei Abdulaziz", disse o rei Salman em discurso transmitido pela televisão estatal.

O rei também fez um pedido por unidade e solidariedade entre os países muçulmanos e árabes, e prometeu servir ao país e protegê-lo de todo mal.

Salman também clamou pela união entre os muçulmanos divididos pela guerra. "Seguiremos, com a força de Deus, no caminho reto que este estado tem seguido desde sua criação pelo rei Abdel Aziz Ben Saud e por seus filhos depois dele", disse o soberano em uma mensagem transmitida pela televisão.

"Deus quis que eu tivesse essa grande responsabilidade [...] Rezo para que ele me apoie", declarou Salman, de 79 anos.

O rei saudita designou como segundo príncipe-herdeiro (o herdeiro direto é Muqrin, outro meio-irmão de Abdullah) Mohamed Ben Nayef, até agora ministro do Interior.

Também nomeou como ministro da Defesa um de seus filhos, Mohamed bin Salman.

 O novo rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdul Aziz, designou nesta sexta-feira seu sobrinho Mohammed bin Naif como segundo na linha sucessória da monarquia, segundo um decreto real divulgado pela imprensa oficial saudita.

Bin Naif ocupa atualmente o cargo de ministro do Interior e é filho do falecido Naif bin Abdul Aziz, irmão do atual rei.

Além de seguinte príncipe herdeiro, Bin Naif ocupará o cargo de segundo vice-primeiro-ministro do Parlamento e manterá a pasta do Interior.

Nascido em Jidá em 1959, o segundo na linha sucessória ao trono saudita estudou Ciências Políticas nos Estados Unidos e se especializou em assuntos militares e de luta contra o terrorismo.

Em agosto de 2009, Bin Naif, então vice-ministro para Assuntos de Segurança do Ministério do Interior saiu ileso de uma tentativa de assassinato em uma operação terrorista da Al Qaeda na Arábia Saudita.

Por outro lado, e entre as primeiras decisões do novo monarca saudita, também se destaca a designação do príncipe herdeiro Moqren bin Abdul Aziz como vice-presidente da Câmara dos Deputados.

O comunicado do monarca saudita insiste em que os demais ministros se manterão em seus cargos. (Com agências internacionais)