Topo

Estátuas destruídas pelo EI eram falsas, diz diretor de museu no Iraque

AP
Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

16/03/2015 11h06

Imagens que mostravam extremistas do Estado Islâmico destruindo esculturas e estátuas antigas em um museu em Mosul, no norte do Iraque, provocaram a ira de muitos ao redor do mundo.

Agora, o diretor de um museu em Bagdá e chefe do departamento de antiguidades no país diz que aqueles artefatos eram falsos, cópias de gesso dos originais,.

"Nenhum dos artefatos destruídos no vídeo é original", disse Fawzye al-Mahdi à agência alemã Deutsche Welle. "Eram cópias. Os originais estão aqui."

Curadores do Museu Bagdá analisaram o vídeo e concluíram que muitas das peças estavam de fato a salvo em seu próprio museu. Outras, disseram, estão em museus ao redor do mundo.

O arqueologista Mark Altaweel, do Instituto de Arqueologia da University College, em Londres, afirmou ao Channel 4 News "você via barras de ferro dentro [das estátuas]. As originais não têm barras de ferro". 

O diretor do Museu de Mosul, Atheel Nuafi, confirma que muitas peças eram falsas, mas sustenta que pelo menos duas eram verdadeiras. (Com agências internacionais)