Topo

Homem mata família da ex-mulher e vizinho, e comete suicídio na Suíça

Casa da família morta em tiroteio em Würenlingen foi isolada pela polícia - Michael Buholzer/AFP
Casa da família morta em tiroteio em Würenlingen foi isolada pela polícia Imagem: Michael Buholzer/AFP

Do UOL, em São Paulo*

10/05/2015 07h09Atualizada em 12/05/2015 10h43

Um suíço de 36 anos matou três familiares da ex-mulher e um vizinho em uma vila na cidade de Würenlingen, no norte da Suíça, entre a noite de sábado (9) e a madrugada deste domingo (10). Após cometer os assassinatos, o homem suicidou-se.

O homem --que estava separado de sua esposa e dos três filhos do casal-- matou seu sogro (58 anos), sogra (57) e cunhado (32), informou a polícia. A quarta vítima, o vizinho --da qual ainda não se sabe que relação mantinha com o autor dos disparos-- tinha 46 anos. 

Os assassinatos aconteceram ao redor de um prédio residencial em Wüerenlingen, uma comunidade de cerca de 4.500 pessoas a 25 quilômetros de Zurique.

A polícia disse que o homem vivia em Schwyz, no centro da Suíça --a 80 quilômetros do local dos assassinatos--, e que ele era conhecido por ter um comportamento violento. Em 2007 e 2012, ele foi processado por danos corporais, segundo a agência de notícias AFP. No mês passado, policiais chegaram a revistar sua casa, mas não foram encontradas armas no local na ocasião. O homem não tinha permissão para carregar armas; a que ele usou não era registrada.

Uma vizinha, que não foi identificada, disse ao jornal suíço "Blick" que ouviu quatro tiros seguidos disparados muito rapidamente, e então mais dois tiros após uma pausa. Ela não ouviu nenhum grito, segundo o periódico. 

Mesmo local

Segundo o jornal britânico "The Guardian", a pequena cidade também foi palco de um tiroteio múltiplo em 1985, quando o empresário Alfredo Lardelli matou o marido de sua amante e duas prostitutas, a 100 metros da cena do crime deste domingo.

Lardelli foi condenado a 20 anos de prisão, e adotou uma nova identidade na prisão após se casar com uma brasileira. Após a sua libertação, ele se tornou uma personalidade da mídia suíça.

A Suíça, apesar de recentemente ter sido classificada como o país onde os cidadãos são mais felizes, é também uma das nações onde há mais armas em circulação, tendo em conta a dimensão da sua população: estima-se que existam até 4,5 milhões de armas no país, que possui 8 milhões de habitantes, diz a AFP. Desta forma, apenas os Estados Unidos, o Iêmen e a Sérvia ficam à frente em número de armas por habitantes, adianta ainda a agência francesa

(*Com informações de Reuters, Publico, AFP e EFE)