Topo

Suspeito por atentado na Tunísia chegou à Europa em barco de imigrantes

O marroquino Abdelmajid Touil (direita) acena ao lado de outros imigrantes dentro de um navio da Marinha italiana - Antonio Parrinello/Reuters
O marroquino Abdelmajid Touil (direita) acena ao lado de outros imigrantes dentro de um navio da Marinha italiana Imagem: Antonio Parrinello/Reuters

Do UOL, em São Paulo

21/05/2015 14h03

O marroquino preso na Itália nesta semana por suspeita de ter participado de um ataque terrorista na Tunísia chegou à Europa em um dos barcos de imigrantes que têm atravessado o Mediterrâneo.

Foto revelada nesta quinta-feira (21) mostra o momento da chegada de Touil Abdelmajid, 22, a bordo do navio Orione ao porto de Empedocle, na Sicília. Na imagem, que data de 17 de fevereiro de 2015, ele acena com a mão. 

A polícia italiana apontou Abdelmajid como um dos participantes do ataque no Museu Bardo, em Túnis, capital da Tunísia, em que 20 turistas morreram, em 18 de março. Ele era procurado em diversos países.

Autoridades italianas entraram em contradição quanto ao fato de que, quando o atentado ocorreu, ele já estaria na Itália.

O ministro do Interior, Angelino Alfano, pediu para que os investigadores "esclareçam os fatos", já que as informações que o governo possuía era de que "entre 17 de fevereiro e 19 de maio, não há evidências de que ele [Abdelmajid] estivesse em território nacional".  

Alfano ainda afirmou que, quando o jovem chegou à Itália em fevereiro, em um barco de imigrantes, "ele não era considerado um sujeito perigoso para a segurança nacional".  (Com agências internacionais)