Topo

EUA receberão ao menos 10 mil refugiados sírios no próximo ano fiscal

Do UOL, em São Paulo

10/09/2015 14h22

Os EUA receberão ao menos 10 mil refugiados sírios no próximo ano fiscal, anunciou a Casa Branca nesta quinta-feira (10), por determinação do presidente Barack Obama.

Obama já havia sinalizado que os EUA receberiam refugiados, mas ainda não havia precisado números. O próximo ano fiscal americano começa em 1º de outubro.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, fez o anúncio em sua entrevista coletiva diária, um dia depois que o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, dizer que seu país está comprometido a acolher mais refugiados sírios para responder à crise migratória que está afetando a Europa.

O número reflete uma "escalada significativa" no compromisso dos EUA de aceitar refugiados provenientes do país devastado pela guerra e de prover suas necessidades básicas, de acordo com o secretário de imprensa da Casa Branca Josh Earnest.

Desde o início da guerra civil síria em 2011, os Estados Unidos receberam 1.500 refugiados, com a previsão de mais 300 até outubro.

Mas os defensores dos refugiados e alguns integrantes do Congresso dizem que receber um adicional de 10 mil refugiados não é o suficiente para enfrentar a crise humanitária desencadeada pela guerra, que levou a um fluxo maciço de refugiados para a Europa.

Em uma carta distribuída aos democratas da Câmara e vista pela Reuters, o representante democrata David Cicilline pediu a Obama para acomodar 65.000 refugiados sírios até o final de 2016. Grupos religiosos solicitaram aos Estados Unidos que aceitem 100 mil refugiados sírios.

Os países europeus têm lidado com ondas de imigrantes que fogem da violência. A Alemanha recebeu 20 mil no fim de semana e está se preparando para 800 mil este ano.

Os Estados Unidos estão conduzindo ataques aéreos na Síria como parte de seu esforço para lutar contra o Estado Islâmico. Os EUA recebem atualmente por ano um total de 70 mil refugiados de todo o mundo, e devem aumentar esse total em 5.000 para o ano fiscal que começa em outubro. (Com agências internacionais)