Topo

Garota fura bloqueio e entrega carta ao papa pedindo pelos imigrantes

Sophie furou o bloqueio e tentou entregar uma camiseta e uma carta ao papa, após aceno do pontífice, a garota foi levantada pelo segurança para que o papa a beijasse - Alex Brandon/AP
Sophie furou o bloqueio e tentou entregar uma camiseta e uma carta ao papa, após aceno do pontífice, a garota foi levantada pelo segurança para que o papa a beijasse Imagem: Alex Brandon/AP

Do UOL, em São Paulo

23/09/2015 19h29

Uma menina de cinco anos, vestindo um colorido vestido e de tranças nos cabelos, que foi abençoada pelo papa Francisco durante uma passeata em Washington na manhã desta quarta-feira (23), pediu ao pontífice para dar sua bênção para a reforma da imigração nos EUA.

Sophie Cruz, de South Gate, na Califórnia, entregou ao papa uma camiseta amarela e uma carta desejando que sua mãe e seu pai e milhões de outros que estão nos EUA ilegalmente sejam autorizados a permanecer no país. Sua viagem foi patrocinada por um grupo de defesa de imigrantes.

Na carta, a menina diz: "Eu e meus amigos queremos o bem, sem dar importância à cor da nossa pele. Assinado: Sophie Cruz". A mensagem também tinha um desenho do papa dando as mãos para crianças de diferentes etnias.

"Tenho medo de que a imigração leve minha família embora", contou a garotinha à agência Associated Press.

Sophie furou o bloqueio e se aproximou do papamóvel para entregar a camiseta ao pontífice. A menina recuou quando um guarda-costas se aproximou, mas quando o papa acenou, ela deixou que o guarda-costas a levantasse para receber um beijo do religioso.

Sophie Cruz no colo de seu pai, Raul - Alex Brandon/AP - Alex Brandon/AP
Sophie Cruz no colo de seu pai, Raul
Imagem: Alex Brandon/AP

"Acho que tenho o direito de viver com meus pais. Tenho o direito de ser feliz. Meu pai trabalha duro todos os dias em uma fábrica galvanizando peças de metal. Todos os imigrantes como o meu pai sustentam esse país. Eles merecem viver com dignidade. Eles merecem viver com respeito", disse, enfática.

A Hermandade Mexicana Transnacional, baseada em Los Angeles, organizou a viagem de seis crianças e 19 adultos na esperança de entregar sua mensagem sobre a imigração ao papa.

Raul, o pai de Sophie, entrou nos EUA junto com a mulher há 10 anos pelo Estado mexicano de Oaxaca. A garota e sua irmã nasceram nos EUA e são cidadãs do país.

Convidada pela deputada republicana Julia Brownley, Sophie e seu pai vão assistir ao discurso do papa Francisco no Congresso americano nesta quinta-feira (24).

"Foi um milagre que o papa viu nossa menina e a escolheu para abençoá-la", afirmou o pai de Sophie. (Com AP e Ansa)