Topo

Polícia belga prende 16; suspeito de ataques em Paris segue solto

Abdeslam em foto divulgada pela polícia francesa; suspeito continua à solta - Reprodução/Twitter
Abdeslam em foto divulgada pela polícia francesa; suspeito continua à solta Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

22/11/2015 22h23Atualizada em 23/11/2015 08h48

A Procuradoria belga informou na noite deste domingo (22) que 16 pessoas foram presas em operações antiterror na região de Bruxelas e na cidade de Charleroi.

As autoridades confirmaram que Salah Abdeslam, suspeito de envolvimento nos atentados de 13 de novembro em Paris, não está entre os detidos, mas também não informaram quem são as pessoas sob custódia. Da mesma forma, não houve confirmação das versões da imprensa local de que Abdeslam teria sido avistado, mas fugido de carro em direção à Alemanha.

Policiais fizeram buscas em 19 locais na região da capital belga e em três pontos de Charleroi, sem encontrar armas ou explosivos. Um dos presos foi baleado pela polícia em fuga na região de Molenbeek, comuna de Bruxelas considerada reduto de radicais islâmicos. Segundo a Procuradoria, o detido jogou seu carro contra policiais. O veículo foi interceptado em Bruxelas após perseguição.

"No momento, mais informações não podem ser divulgadas", disse um porta-voz ao fim do comunicado à imprensa. As autoridades não responderam a perguntas de jornalistas.
 
Pouco antes do início do comunicado, jornais belgas como o "Le Dernière Heure" e o "Le Soir" noticiaram que um homem que poderia ser Salah Abdeslam teria conseguido fugir da polícia na região de Liège, cidade a quase 100 km de Bruxelas. A bordo de um BMW de modelo incerto, este homem conseguiu escapar das forças de segurança em direção à fronteira alemã, que fica a cerca de 50 km de Liége.
 
Bruxelas continua em alerta máximo para ações terroristas. Nesta segunda-feira (23), os transportes continuarão interrompidos e escolas e universidades não abrirão as portas. O premiê belga, Charles Michel, defendeu a medida afirmando que o país quer evitar atentados como os ocorridos em Paris, que deixaram 130 mortos. A capital belga é sede de instituições multilaterais como a União Europeia e a Otan, entre outras.