Topo

Superterça: Hillary Clinton confirma favoritismo e vence em sete Estados

 Joe Raedle/Getty Images/AFP
Imagem: Joe Raedle/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/03/2016 21h25Atualizada em 02/03/2016 08h22

A pré-candidata democrata Hillary Clinton saiu na frente nos resultados da Superterça (1º), segundo previsões de agências de notícias e canais de TV americanos. Hillary venceu em Geórgia, Virgínia, Alabama, Tennessee, Arkansas, Texas e Massachusetts, enquanto seu rival, o senador por Vermont, Bernie Sanders, venceu em seu Estado, em Oklahoma, Colorado e Minnesota.

Em discurso na Flórida, Hillary alfinetou o pré-candidato republicano Donald Trump. "Em vez de construir muros, vamos derrubar barreiras", disse a ex-secretária de Estado. Ela também acusou os pré-candidatos republicanos de incentivarem a divisão do eleitorado no país. "A retórica nunca foi tão baixa do outro lado", disse ela. "A América nunca deixou de ser grande", afirmou Hillary, citando o slogan de Trump, que promete fazer com que a América seja grande novamente.

Bernie Sanders comemora vitória em Vermont na Superterça - Spencer Platt/Getty Images/AF - Spencer Platt/Getty Images/AF
Imagem: Spencer Platt/Getty Images/AF

Sanders comemorou sua vitória em Vermont. Minutos após os primeiros resultados, o senador discursou para apoiadores agradecendo seus votos e disse que "esta campanha não é só para eleger o presidente, é para fazer uma revolução política". Sanders apostou ainda que irá ganhar centenas de delegados.

Até a Superterça, Hillary venceu três das quatro primeiras prévias de seu partido --Iowa, Nevada e Carolina do Sul; Bernie venceu em New Hampshire.

Vista isoladamente, a Superterça é o dia mais importante da série de prévias para definir os candidatos dos partidos para a eleição presidencial de 8 de novembro, na qual se elegerá o sucessor do democrata Barack Obama.

o que torna a superterça dos eua tão super?

UOL Notícias