Topo

Cachorra que perdeu pata no Afeganistão ganha medalha por bravura

A cachorra Lucca posa para foto após receber a medalha PDSA Dickin por bravura animal, em Londres, no Reino Unido - AP Photo/Frank Augstein
A cachorra Lucca posa para foto após receber a medalha PDSA Dickin por bravura animal, em Londres, no Reino Unido Imagem: AP Photo/Frank Augstein

Do UOL, em São Paulo

05/04/2016 09h47

A cachorra Lucca, 12, foi condecorada nesta terça-feira (5) com uma medalha por bravura animal, após ter perdido uma pata durante uma missão no Afeganistão.

Agora aposentada, a pastora alemã atuava no corpo americano de fuzileiros navais e participou de mais de 400 missões distintas tanto no Iraque quanto no Afeganistão durante seis anos.

5.abr.2016 - O sargento Christopher Willingham, de Tuscaloosa, no Alabama (EUA), posa para foto com a cachorra Lucca após ela receber a medalha  PDSA Dickin por bravura animal em Londres, no Reino Unido - AP/Frank Augstein - AP/Frank Augstein
O sargento Christopher Willingham após a condecoração de Lucca
Imagem: AP/Frank Augstein

Numa dessas missões, ela deparou com um explosivo improvisado de mais de 13 kg e, ao procurar por outros explosivos, um segundo dispositivo explodiu e ela acabou perdendo a pata dianteira esquerda. 

Ela recebeu a medalha PDSA Dickin Medal em Londres, no Reino Unido, ao lado do sargento Christopher Willingham, do Alabama, em reconhecimento por seus atos heroicos que protegeram as vidas de milhares de soldados.

Trata-se da mais alta condecoração no mundo que um animal pode receber ao atuar no serviço militar. (Com informações da Associated Press)