Topo

Nunca houve alguém mais bem qualificado para ser presidente do que Hillary, diz Obama

Obama disse que a candidata democrata à Casa Branca é "respeitada no mundo todo" - Mandel Ngan/AFP
Obama disse que a candidata democrata à Casa Branca é "respeitada no mundo todo" Imagem: Mandel Ngan/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/07/2016 00h39

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quarta-feira (27), durante a Convenção Nacional Democrata, que "nunca houve um homem ou mulher, nem mesmo ele ou Bill Clinton, mais bem qualificados" para assumir a presidência do país do que Hillary Clinton.

Principal orador da convenção nesta quarta, Obama disse que Hillary nunca desiste. “Mesmo no meio da crise ela ouve as pessoas, se mantém calma e trata a todos com respeito. Não importam as probabilidades, nem que pessoas tentem derrubá-la, ela nunca desiste. Esta é a Hillary que eu conheço, que eu admiro”, afirmou.

Na última terça-feira (26), a ex-secretária de Estado e ex-senadora Hillary Clinton foi confirmada como a candidata do Partido Democrata a presidente dos Estados Unidos nas eleições deste ano.

Segundo o atual presidente, Hillary não irá ceder até que o grupo Estado Islâmico seja destruído. “Ela está preparada para ser a próxima presidente”. “Enquanto isso, Donald Trump disse que nossas Forças Armadas são um desastre”, afirmou Obama.

Dizendo-se "mais otimista do que nunca sobre futuro da América", Obama denunciou o profundo pessimismo do Partido Republicano e seu "ressentimento, culpa, raiva e ódio", que têm marcado a atual campanha eleitoral. "Essa não é a America que eu conheço", disse Obama.

Tem respeito e projetos

Obama garantiu que a candidata de seu partido à Casa Branca é "respeitada no mundo todo". Segundo ele, a indicação de Hillary, primeira mulher a concorrer à presidência dos Estados Unidos, rompeu a barreira existente contra as mulheres.

Obama considerou que Hillary Clinton é "a única candidata dessa eleição que acredita no futuro" dos Estados Unidos, classificando a ex-secretária de Estado de "líder com projetos concretos para eliminar as barreiras e romper o preconceito e dar mais oportunidades a cada americano".

Na Convenção Republicana, realizada em Cleveland, na semana passada, alegou o presidente, "não houve soluções sérias para problemas urgentes". Nesse sentido, também criticou o candidato do partido rival, o magnata Donald Trump, por não ser "exatamente um cara ligado aos fatos".

A eleição deste ano, completou, é sobre "o significado da nossa democracia". Obama insistiu em minar a retórica do medo do rival republicano e advertiu que "a democracia não funciona" se os cidadãos começam a "demonizar uns aos outros".

"Vamos levar Hillary à vitória", prometeu, convocando a plateia "vocês vão fazer por Hillary o que fizeram por mim".

"Estou pronto para passar bastão", garantiu Obama, agradecendo a todos "por essa incrível jornada".

No final do discurso, o público reunido no estádio Wells Fargo Center foi agraciado com a inesperada presença de Hillary Clinton no palco, que abraçou Obama. (Com AFP e EFE)

Hillary é nomeada candidata democrata

Band Notí­cias