Topo

Um ano após atentados, Bataclan reabre com Sting e um minuto de silêncio

Sting faz passagem de som logo antes de tocar na reabertura do Bataclan - Divulgação/Universal Music France/Reuters
Sting faz passagem de som logo antes de tocar na reabertura do Bataclan Imagem: Divulgação/Universal Music France/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

12/11/2016 18h35Atualizada em 12/11/2016 19h08

Na véspera do aniversário de um ano dos atentados terroristas em Paris, na França, a casa de shows Bataclan --palco de um dos ataques mais sangrentos naquele dia-- reabriu neste sábado (12) com um show do cantor Sting, antecedido por um minuto de silêncio em homenagem às vítimas, segundo notícias na imprensa local. 

"Esta noite nós devemos honrar a vida. Nós não esqueceremos deles", disse o ex-vocalista do The Police no início de sua apresentação. O grupo fez no Bataclan um show memorável em 23 de abril de 1979.

Ele não cobrará pelo show, cuja renda será destinada a duas associações de vítimas. Os 1.000 ingressos colocados à venda na última terça-feira se esgotaram em menos de meia hora. Os últimos foram distribuídos ontem. A sala, com capacidade para 1.497 pessoas, também recebe autoridades e parentes das vítimas.

130 mortos

Em 13 de novembro de 2015, a onda de terror começou nos arredores do estádio nacional, ao norte da capital francesa, durante uma partida entre França e Alemanha, e continuou no Bataclan e em bares e restaurantes da cidade.

O balanço final dos ataques, reivindicados pelo grupo Estado Islâmico (EI), foi de 130 mortos. Só no Bataclan, onde se apresentava então a banda Eagles of Death Metal, houve 90 vítimas.

Homenagem às vítimas

Os atos pelo primeiro aniversário dos atentados começaram na noite desta sexta-feira (11), no estádio nacional de Saint-Denis, onde os 80 mil espectadores guardaram um minuto de silêncio antes da partida entre França e Suécia pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

"Deve-se lembrar: 130 mortos, centenas de feridos. Primeiro, por sua memória, mas também por todos os que sobreviveram, e para nós que temos que fazer este ato de recordação, de consolo, apoio e solidariedade", disse o presidente francês, François Hollande.

Acompanhado de parentes das vítimas, Hollande, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e seu colega de Saint-Denis, Didier Paillard, visitarão neste domingo (13) todos os lugares atingidos pelos atentados: o estádio nacional, os bares e restaurantes Le Carillon, Le Petit Cambodge, La Bonne Bière, Cosa Nostra, Comptoir Voltaire e La Belle Équipe, e o Bataclan. No dia do aniversário, serão inauguradas placas com o nome das vítimas.

(Com AFP)