Topo

Piloto desvia rota e evita acidente entre aviões com capacidade para quase 900 pessoas

Carl Court/AFP
Imagem: Carl Court/AFP

Colaboração para o UOL

20/07/2017 15h24

O piloto Roberto Vallicelli evitou na última sexta-feira (14) um acidente entre aviões que poderiam comportar, ao todo, 892 pessoas, quando ambos voavam acima do oceano Índico.

O Airbus A380-800, da companhia Emirates, voava de Dubai para as Ilhas Maurício (voo EK-703). O outro avião era o Airbus A330-200, da companhia Air Seychelles, que voava das Ilhas Seychelles para as Ilhas Maurício (voo HM-54).

Segundo o site Aviation Herald, o piloto da Emirates, cujo avião poderia comportar até 615 pessoas, informou incorretamente para o Controle de Tráfego Aéreo a altura que estava durante o voo.

Quando o piloto percebeu que o avião dos Emirados era mais alto do que se pensava anteriormente, e o Air Seychelles A330, que pode ter até 277 passageiros, estava voltando na mesma direção e altura, ele iniciou um alerta do sistema de prevenção de colisão do Air Seychelles, e conseguiu dar uma guinada para a direita quando as duas aeronaves estavam a apenas 8,6 milhas (13,8 km) de distância.

Segundo o "The Telegraph", a Air Seychelles comentou as ações dos pilotos: "Felicitamos nosso capitão Roberto Vallicelli e o primeiro-oficial da companhia, Ronny Morel, que estavam operando o voo HM054 das Ilhas Maurício para Seychelles na noite de sexta-feira, 14 de julho de 2017", afirmou a companhia em comunicado.

"Seus protocolos de treinamento e protocolos operacionais foram imediatamente iniciados, o que demonstra os padrões extremamente elevados de treinamento que nossos pilotos da Air Seychelles conseguem. Nós os elogiamos por o que eles fizeram".

A Emirates também se pronunciou sobre o caso: "Recebemos relatórios de um evento em 14 de julho de 2017, relacionado a separação de aeronaves envolvendo o voo EK703 no espaço aéreo das Ilhas Maurício. O assunto foi reportado às respectivas autoridades de transporte aéreo, e a Emirates estenderá sua plena cooperação a qualquer investigação. A segurança de nossos passageiros e tripulantes é de extrema importância ".

Avião faz "curva" e desvia de possível acidente no Oceano Índico - Reprodução/Aviation Herald - Reprodução/Aviation Herald
Imagem: Reprodução/Aviation Herald