Topo

Rei da Espanha renuncia a herança e retira 'mesada' do pai, rei Juan Carlos

Felipe 6º, coroado em 2014, ao lado do pai, o rei emérito Juan Carlos - Juanjo Martín/Pool/AFP
Felipe 6º, coroado em 2014, ao lado do pai, o rei emérito Juan Carlos Imagem: Juanjo Martín/Pool/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/03/2020 18h02

A casa real espanhola anunciou hoje que o rei de Espanha, Felipe 6º, renunciou à herança do pai, Juan Carlos, após um escândalo envolvendo empresas offshore. O monarca ainda retirou a "mesada" recebida pelo rei emérito, uma verba estipulada pela coroa e que girava em torno de 194 mil euros anuais.

A decisão ocorre horas após o jornal "The Telegraph" revelar que o rei emérito Juan Carlos recebeu cerca de 100 milhões de euros em uma conta na Suiça, em nome de uma entidade panamenha que teria sido criada por ele e mantida pela monarquia da Arábia Saudita, e da qual Felipe 6º era o segundo beneficiário.

O escândalo de lavagem de dinheiro está sendo investigado pelas autoridades do país. "Em relação às notícias que apareceram sobre a entidade chamada Fundação Zag Zagatka, sua majestade, o rei, desconhece completamente sua suposta designação como beneficiário", divulgou a coroa espanhola.

No comunicado, o rei Felipe informa ainda que renuncia "pessoalmente ao que lhe corresponder", assim como a "qualquer ativo, investimento ou estrutura financeira cuja origem, características ou finalidade, não estejam em conformidade com a lei ou com critérios de retidão e integridade que regem a sua atividade institucional e privada".