Topo

Esse conteúdo é antigo

França anuncia uso obrigatório de máscaras enquanto proíbe burcas

28.abr.2020 - Contra o novo coronavírus, passageiros usam máscaras na estação Gare du Nord, em Paris, na França - Stephane Cardinale - Corbis/Corbis via Getty Images
28.abr.2020 - Contra o novo coronavírus, passageiros usam máscaras na estação Gare du Nord, em Paris, na França Imagem: Stephane Cardinale - Corbis/Corbis via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/05/2020 10h49

A partir de hoje, todas as pessoas que saírem em público na França precisam estar usando máscaras para evitar a transmissão do coronavírus.

O uso da máscara, contudo, esbarra em uma lei de 2010 que diz que "ninguém pode, no espaço público, usar uma roupa que oculte o rosto". Esta lei atinge diretamente a população islâmica francesa, já que proíbe o uso da burca.

A decisão do governo francês que libera o uso das máscaras em locais públicos mantém o veto à vestimenta típica das mulheres islâmicas.

Hoje, escolas e algumas lojas já podem reabrir. Apesar da reabertura, as aulas não serão obrigatórias. As pessoas também já podem viajar até 90 quilômetros longe de casa.

Cinemas, cafés e outros estabelecimentos, que estão fechados desde o dia 17 de março, seguirão fechados.