Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia acusa Ucrânia de ataque aéreo em depósito de petróleo

Imagem do incêndio no depósito foi compartilhada nas redes sociais - Reprodução/ Twitter
Imagem do incêndio no depósito foi compartilhada nas redes sociais Imagem: Reprodução/ Twitter

Do UOL, em São Paulo

01/04/2022 02h26Atualizada em 01/04/2022 06h50

Dois helicópteros ucranianos bombardearam um depósito de petróleo em território russo, na localidade de Belgorod, acusou o governador local hoje.

"Aconteceu um incêndio no depósito de petróleo devido a um bombardeio efetuado por dois helicópteros militares ucranianos, que entraram no território russo voando a baixa altitude", afirmou Vyacheslav Gladkov em seu canal no Telegram.

Em outra mensagem, o governador afirmou que os bombeiros trabalhavam para apagar o incêndio e que dois funcionários do depósito ficaram feridos. O ministério russo de Situações de Emergência informou que 170 funcionários seguiram para o local.

O fogo "engoliu os reservatórios de combustível", informou a mídia estatal russa TASS, citando o Ministério de Situações de Emergência da Rússia.

O suposto ataque da Ucrânia com dois helicópteros acontece apenas dois dias depois que a região também viu explosões em um prédio de armazenamento de armas. A Ucrânia, até o momento, não assumiu a responsabilidade por nenhuma das explosões.

O grupo Rosneft, proprietário do depósito, anunciou que retirou os trabalhadores do local.

Um tweet da mídia belarussa Nexta mostra o que supostamente é um depósito de petróleo em chamas na cidade russa de Belgorod. No vídeo enormes nuvens de fumaça podem ser vistas subindo no céu.

Na postagem é possível ler: "Os serviços de emergência foram ao local do incêndio, medidas estão sendo tomadas para eliminá-lo", disse Gladkov, governador da região em seu canal Telegram.

O diretor de uma gráfica que fica perto de Belgorod, Konstantin Lakhnov, afirmou que sua empresa foi atingida pelos disparos.

"Helicópteros lançaram foguetes contra nós... as janelas estão danificadas, o equipamento está destruído ou danificado... o teto foi danificado", declarou à agência estatal TASS.

Após o ataque, a imprensa local mencionou filas de veículos em postos de gasolina, mas o ministro da Energia, Nikolai Shulgunov, garantiu que a região não vai enfrentar falta de combustível.

Na quarta-feira foram registradas explosões em um depósito de munições da região de Belgorod, sem que as autoridades russas explicassem o que provocou o incidente.

A cidade de Belgorod fica ao norte a cerca de 30 km da fronteira ucraniana e a 80 quilômetros ao norte de Kharkiv, uma grande cidade ucraniana atacada pelas tropas russas desde o início da ofensiva do Kremlin.

* Com AFP