Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia: Imagens de civis mortos em Bucha foram 'encomendadas' pelos EUA

Do UOL, em São Paulo*

04/04/2022 07h40Atualizada em 04/04/2022 11h19

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que imagens que mostram corpos de civis mortos nas ruas de Bucha, cidade ucraniana a noroeste de Kiev, foram "encomendadas" pelos Estados Unidos para culpar a Rússia.

"Quem são os mestres da provocação? Claro que são os Estados Unidos e a Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte)", afirmou Maria Zakharova em entrevista a uma TV estatal russa ontem.

Ela ainda disse que os protestos ocidentais imediatos sobre as imagens de civis mortos indicavam que a história fazia parte de um plano para manchar a reputação da Rússia:

"Neste caso, parece-me que o fato de essas declarações (sobre a Rússia) terem sido feitas nos primeiros minutos depois que esses materiais apareceram não deixa dúvidas sobre quem 'encomendou' essa história."

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, também falou sobre o assunto e disse que a Rússia rejeita "categoricamente" todas as acusações vinculadas à descoberta de um grande número de cadáveres de civis na cidade.

"Rejeitamos categoricamente todas as acusações", declarou à imprensa, antes de afirmar que funcionários do Ministério da Defesa russo encontraram sinais de "falsificações nos vídeos" e de "fakes" nas imagens apresentadas pelas autoridades ucranianas como provas de um massacre atribuído à Rússia.

"Com base no que vimos, não é possível confiar nestas imagens de vídeo", afirmou Peskov, ao acrescentar que "essa informação deve ser seriamente questionada".

Ele pediu aos líderes estrangeiros que não façam "acusações precipitadas" contra Moscou e "ao menos escutem os argumentos russos". "A Rússia deseja e exige que isso seja objeto de discussões internacionais", disse o porta-voz russo.

A Rússia anunciou que pediu uma reunião do Conselho de Segurança da ONU devido às "odiosas provocações" cometidas, segundo Moscou, pela Ucrânia em Bucha.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Ontem, o Ministério da Defesa da Rússia já havia negado as mortes de civis em Bucha.

Imagens de pelo menos 20 corpos espalhados por uma rua também foram divulgadas ontem depois que o município foi recapturado pelas forças ucranianas.

A Rússia diz que se trata de "outra produção do regime de Kiev para os meios de comunicação ocidentais". O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirma que as tropas russas cometem um "genocídio" na Ucrânia.

Pergunta sobre negociação fica sem resposta

Peskov também foi questionado sobre a Rússia estar considerando cenários em que as negociações com a Ucrânia não teriam sentido e sobre o que mais o país poderia ser considerado culpado. "Deixo essa pergunta sem resposta", afirmou o porta-voz do Kremlin.

A autoridade russa ainda disse que o Kremlin só vai poder comentar as alterações ao Código Penal da Federação Russa sobre a punição pela implementação de sanções antirussas no território da Rússia quando o texto completo do documento e a redação específica estiverem disponíveis.

Mais cedo, Andrey Klishas, presidente do Comitê de Legislação Constitucional do Conselho da Federação, escreveu em seu canal no Telegram que a Duma do Estado alteraria o Código Penal da Federação Russa hoje para punir a implementação de sanções antirussas no território de Rússia.

Ele escreveu que os senadores e seus colegas da Duma do Estado concluíram os trabalhos sobre as emendas e estão contando com sua pronta consideração na câmara baixa do parlamento.

* Com informações da AFP e Reuters