Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia nega massacre de civis em Bucha, onde 20 corpos foram encontrados

Do UOL, em São Paulo*

03/04/2022 13h02Atualizada em 03/04/2022 13h46

O Ministério da Defesa da Rússia negou hoje que tenha assassinado civis em Bucha, cidade a noroeste de Kiev, recapturada pelas forças ucranianas. Imagens de pelo menos 20 corpos espalhados por uma rua foram divulgadas ontem.

A Rússia diz que as imagens de corpos nas ruas de Bucha são "outra produção do regime de Kiev para os meios de comunicação ocidentais". O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que as tropas russas cometem um "genocídio" na Ucrânia.

Durante o tempo em que esta localidade esteve sob controle das Forças Armadas russas nenhum morador sofreu ações violentas.
Trecho de comunicado do Ministério da Defesa da Rússia

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prometeu hoje novas sanções contra a Rússia. Líderes do Ocidente condenaram as "atrocidades" na cidade de Bucha.

O Ministério da Defesa acusa militares ucranianos de disparar dia e noite no sul de Bucha e ressaltou que suas unidades deixaram Bucha em 30 de março, um dia após o governo de Vladimir Putin anunciar que reduziria as atividades no norte da Ucrânia.

"Todos os moradores tiveram a oportunidade de partir livremente da localidade para o norte", acrescentou o Ministério da Defesa.

Um dos cadáveres encontrados estava com as mãos amarradas nas costas, informou um jornalista da AFP. Os corpos estavam espalhados por várias centenas de metros, sem que a causa das mortes esteja clara.

Os combates e bombardeios deixaram cenas apocalípticas em Bucha, com buracos em prédios residenciais e carros esmagados em várias partes da cidade, informaram repórteres da AFP.

As autoridades ucranianas disseram que ainda não sabem a identidade das vítimas ou como morreram.

*Com informações de AFP