Topo

Com temperaturas mais baixas, neve dá lugar para geada no Brasil; entenda

Flávio Ilha

Do UOL, em Porto Alegre

24/07/2013 16h11

Com temperaturas ainda mais baixas do que as registadas na terça-feira (23),  novas nevascas estão praticamente descartadas. Isso porque conforme o frio se intensifica a neve não ocorre. “A neve não precisa de muito frio para ocorrer, pelo contrário. A temperatura no ambiente pode ser positiva, de até 5ºC, desde que a atmosfera percorrida pela chuva esteja mas fria para sublimação da água. Como o clima está seco e não há muita variação climática, as condições serão mais propícias à formação de geada”, disse o meteorologista Vagner Anabor, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

VOCÊ MANDA PARA O UOL

  • Rodrigo Philipps/Agência RBS

    Envie fotos do frio e da neve na sua cidade

Na terça, 128 cidades do Brasil registraram neve e outras 51 tiveram chuvas congeladas.

A geada, segundo ele, é um fenômeno ainda mais nocivo à lavoura e ao gado do que a neve porque se forma a partir do solo, com a solidificação do orvalho, e congela uma camada muito maior. Anabor diz que o aquecimento do ambiente no inverno brasileiro, que costuma ter mais amplitude térmica, permite que a neve se dissipe com certa rapidez. A geada, ao contrário, depende do aquecimento do solo, que é mais demorado devido à baixa incidência de sol nesta época do ano.

A chuva congelada, segundo o meteorologista, tem outra característica. “A chuva, nesse caso, congela em contato com alguma superfície sólida mais fria. Portanto, o ambiente deve estar bem mais gelado do que as condições necessárias à ocorrência de neve”, explicou.