Topo

SP tem dia mais frio em 52 anos; sensação térmica chega a zero grau

Do UOL, em São Paulo

24/07/2013 17h17Atualizada em 24/07/2013 19h29

A tarde na capital de São Paulo apresentou céu encoberto e baixas temperaturas. A média de temperatura foi de 7ºC, com taxa de umidade relativa do ar em torno de 90%. A sensação térmica oscila entre 0ºC e 1ºC em alguns pontos da cidade. A máxima medida pelo mirante de Santana foi 8,6ºC -- a menor temperatura máxima desde 1961, quando começaram as medições. A menor até então era 10,2ºC em 1988.

Isso faz com que esta quarta-feira (24) seja o dia mais frio em 52 anos. Apesar de outros anos terem registrado temperaturas menores, nunca um dia passou com tanto frio, sem um pico de temperaturas mais quentes. É comum termos madrugadas bem geladas, mas as tardes geralmente são bem mais amenas. As temperaturas máximas são medidas às 15h.

VOCÊ MANDA PARA O UOL

  • Rodrigo Philipps/Agência RBS

    Envie fotos do frio e da neve na sua cidade

São Paulo teve ainda a temperatura mais baixa na madrugada dos últimos 13 anos. A estação marcou 5,2ºC, entre as 3h e às 6h. Em 2000, foi registrado 4,1ºC.

Não há registro de chuva, apenas garoa em alguns pontos. Nas próximas horas o tempo deve permanecer sem alterações na capital e região metropolitana. segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência).

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), com base nas informações do CGE, colocou a cidade em alerta para baixas temperaturas, desde às 05h05 da manhã de terça-feira (23).

Tendência

O ar frio e úmido de origem polar permanece atuando nos próximos dias sobre a região.

Na quinta-feira (25), o amanhecer deverá registrar mínima de 7ºC. Entretanto nos extremos da cidade este valor poderá ser bem menor. Ainda permanece a condição para a ocorrência de chuvas intermitentes ao longo do dia. A temperatura máxima chega aos 13ºC e novamente teremos baixa amplitude térmica, caracterizando mais um dia gelado. Os ventos continuam soprando de sul/sudeste aumentando a sensação de frio.

Na sexta-feira (26) a cobertura de nuvens diminui e já não há previsão de chuvas. Entretanto, o frio permanece. Mínimas de 7ºC e haverá um discreto aumento da temperatura máxima, que pode chegar aos 16ºC.