Topo

Nove baleias são encontradas mortas em águas no Alasca

A primeira de uma série de nove baleias-fin (Balaenoptera physalus) que apareceram mortas em águas canadenses, foi encontrada flutuando próximo à Baía Marmot, perto de Kodiak, no dia 23 de maio - NOAA
A primeira de uma série de nove baleias-fin (Balaenoptera physalus) que apareceram mortas em águas canadenses, foi encontrada flutuando próximo à Baía Marmot, perto de Kodiak, no dia 23 de maio Imagem: NOAA

Victoria Cavaliere

19/06/2015 20h31

Nove baleias-fin ameaçadas de extinção foram encontradas mortas em águas do Alasca, nos Estados Unidos, nas últimas semanas, e pesquisadores disseram nesta sexta-feira que estão tentando descobrir o que poderia ter matado os animais.

As baleias mortas foram encontradas nas águas entre a ilha Kodiak, ao largo da costa sul do Alasca continental, e a Passagem de Unimak, no extremo leste das ilhas Aleutas, disseram em comunicado pesquisadores da University of Alaska Fairbanks.

O número de baleias mortas notificadas desde o fim de maio tem intrigado pesquisadores que normalmente não encontram mais do que uma carcaça de baleia-fin a cada dois anos, disse Kate Wynne, especialista em mamíferos marinhos da universidade.

"É realmente desconcertante devido a uma série de razões", disse Wynne. "Elas parecem ter morrido na mesma época. E o estranho é que são todas de uma só espécie, com exceção de uma baleia-jubarte morta encontrada num local diferente."

Após a baleia-azul, a baleia-fin é o segundo maior mamífero do mundo.

As baleias mortas encontradas recentemente não tinham sinais de ferimentos e exibiam camadas saudáveis de gordura.