Topo

"Cartaz" em resposta a ironias nas redes sociais sobre o câncer de Lula se espalha no Facebook

Do UOL Notícias

Em São Paulo

31/10/2011 19h16

Uma imagem criada por um internauta se espalhou no Facebook em resposta à avalanche de críticas e mensagens irônicas sobre o tratamento de câncer do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas redes sociais. A mensagem diz: “Essa pessoa não vê nenhuma graça e nem ironia no câncer. Desejo melhoras ao Lula e a todos os portadores de câncer, no SUS ou na rede privada”. O dono do perfil, Guilherme Gassenferth, justificou a iniciativa dizendo que “quem teve câncer ou conviveu com alguém que tenha sabe o quanto é triste. Não há motivo para piadas, graças, ironias ou qualquer sentimento que não seja o de desejar melhoras e a cura do câncer do Lula e de todos os demais portadores”.

Ao publicar a imagem, ainda no domingo, ele comentou: “Deixem ele tratar-se na rede privada, assim ele libera uma vaga”. Mas nem todos os comentários concordavam com sua opinião. Um deles dizia que Lula deveria fazer o tratamento no SUS “como exemplo, afinal, na campanha da presidente Dilma ele mesmo afirmou que a saúde estava indo de vento em polpa (sic) nos 8 anos de seu governo”.

O centro de oncologia do hospital Sírio-Libanês,  em São Paulo, onde o ex-presidente está fazendo  tratamento para combater um câncer na laringe que foi diagnosticado no último sábado, é uma das principais referências em tratamento de câncer na América Latina. Personalidades políticas de várias partes do Brasil e de países vizinhos já recorreram ao hospital também para tratamento de outras doenças.  

O tratamento foi um dos temas predominantes dos comentários de internautas brasileiros no fim de semana nas redes sociais. As discussões do público nas redes se concentraram, principalmente, no fato de o tratamento ser feito no Sírio-Libanês. Internautas se dividiram entre mensagens de apoio e críticas a Lula, muitas delas argumentando que ele deveria fazer o tratamento em uma unidade conveniada ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Outra mensagem dizia que “seria muito interessante ver nossos políticos tratando doenças sérias em hospitais públicos. Assim como educarem seus filhos no ensino público. Já que para eles os sistemas públicos de saúde e educação estão excelentes, não há a necessidade de gastar dinheiro na rede privada, não é mesmo???”

A imagem criada a favor do ex-presidente foi compartilhada inclusive por Anderson Moreira, criador da campanha “Lula, faça o tratamento pelo SUS!”, que já alcançou mais de 123 mil compartilhamentos. Em seu perfil, ele explicou que a crítica ao SUS “é feita independentemente da doença que acomete um cidadão, não interessando também quem seja”. Disse ainda que pretende trabalhar no SUS, que, em sua opinião é “referência mundial no papel”.

O debate também dominou o Twitter. “E se o Lula fosse um desconhecido e tivesse que ir se tratar no SUS? Que sorte a dele, não é?”, alfinetou um internauta identificado como Felipe Arruda. Outro, de nome iberê, contestou a ideia? “Imagina o Lula vai e se trata no SUS. Aí a galera fala ‘Ai, que populista’.”

Resignado, o internauta Davi Vianna somou a torcida pelo ex-presidente com uma crítica ao sistema de saúde. “Minha mãe passou por 67 cirurgias na luta contra o câncer no Inca (Instituto Nacional do Câncer) e esta de pé... Quem dirá você no Sírio Libanês”.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu a escolha feita pelo ex-presidente, dizendo que Lula já tem uma “relação de confiança” com o médico que o conhece há muito tempo. “Eu me impressiono com qualquer pessoa que queira misturar política com o tratamento do câncer de um ex-presidente da República. O presidente Lula tem há 30 anos este plano de saúde. Há 22 anos ele é atendido pelo doutor Kalil”. O diretor do centro de cardiologia do Sírio-Libanês, Roberto Kalil, também é médico pessoal do ex-presidente.

“Tem muita gente que quer politizar isso, que certamente criticaria o presidente se ele fosse se tratar em um hospital do SUS, ia dizer que ele está ocupando o lugar de uma pessoa que não tem plano de saúde, que estava passando na fila, que estava bloqueando o tratamento de outras pessoas”, acrescentou o ministro.

Ainda no domingo, o tratamento do ex-presidente foi tema de vários posts do ministro em seu microblog. Um deles dizia que “Os médicos q tratam o PR Lula, tbem tratam no SUS:HC e ICESP.O mesmo tratamento é dado no Inca/MS. Mas precisamos avançar+p/q seja tdo Brasil”.

Em resposta aos comentários, uma mensagem pedia: “Esse é o modelo de saúde que o país precisa: descobrir um câncer no sábado e começar o tratamento na segunda”.

Aos 66 anos, o ex-presidente deverá ser submetido a sessões de quimioterapia a cada 21 dias, totalizando três sessões. De acordo com os médicos, os primeiros resultados poderão ser notados em cerca de 40 dias, após dois ciclos de quimioterapia. Cerca de três a quatro semanas após o fim das sessões, Lula deverá passar ainda por um tratamento com radioterapia, com previsão de término para fevereiro do ano que vem.

*Colaboraram Camila Campanerut e Maurício Savarese, do UOL Notícias, em Brasília