Topo

Manifestantes protestam em frente ao Palácio do Planalto por direito a terra indígena

Manifestantes protestaram em frente ao Palácio do Planalto contra a desocupação de uma área na região de Posto da Mata, em Mato Grosso, onde índios Marãiwatsédé vivem - Sergio Lima/Folhapress
Manifestantes protestaram em frente ao Palácio do Planalto contra a desocupação de uma área na região de Posto da Mata, em Mato Grosso, onde índios Marãiwatsédé vivem Imagem: Sergio Lima/Folhapress

Da Agência Brasil, em Brasília

05/11/2012 12h37

Manifestantes protestaram hoje (5) em frente ao Palácio do Planalto em apelo à presidente Dilma Rousseff para que evite a desocupação de uma área na região de Posto da Mata, em Mato Grosso. Na região há a terra indígena Marãiwatsédé. Por decisão da Justiça, as famílias que vivem na região (com aproximadamente 167 hectares) devem deixar o local.

O trânsito precisou ser parcialmente interrompido. Durante o protesto, mulheres de uma associação de moradores ajoelharam e choraram. Elas defendiam que a terra pertence a suas famílias.

No final de outubro, tropas do Batalhão de Engenharia do Exército construíram estruturas no local para garantir a entrega da área aos indígenas. A terra é alvo de disputas entre produtores rurais e índios há aproximadamente duas décadas. A decisão da retirada dos não indígenas foi dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em meados de outubro.