Topo

"Todos nós, brasileiros, temos vontade de chegar perto de Barbosa", diz Djavan

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

22/11/2012 15h30Atualizada em 22/11/2012 18h56

O ministro Joaquim Barbosa, primeiro negro a assumir a presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) deve ser lembrado pela sua capacidade e não pela cor da sua pele, opinou o ator Milton Gonçalves antes do início da cerimônia de posse em Brasília nesta quinta-feira (22).

Outras celebridades também compareceram à posse do magistrado.

O cantor Djavan disse que aceitou o convite para a cerimônia porque, “como todo brasileiro, tinha vontade de chegar perto dele”. “Todos nós, brasileiros, temos, neste momento, a vontade de chegar perto dele, porque é um homem que atrai a quem quer ver o bem do Brasil”, afirmou o cantor, que ainda não conhecia o ministro pessoalmente.

Djavan disse ainda que Barbosa serve de exemplo para o povo e que ele traz “um norte distinto para a Justiça e para todos os poderes”. “A própria sociedade vai ter o Joaquim para se espelhar e pensar assim: ‘Trabalhar é importante, estudar é importante, se esforçar pela vida é importante’, e é isso que acho glorioso neste momento.”

Na opinião do cantor, o ministro reúne muitas características importantes para desempenhar a função de presidente da Suprema Corte, como inteligência, sensatez e ética.

“A Justiça é o senhor do sim e do não numa democracia. Se nós temos como presidente o ministro Joaquim Barbosa, eu estou tranquilo. Estou muito feliz e é por isso que estou aqui.”

O deputado federal Romário (PSB-RJ) também destacou a importância de haver um negro na presidência do STF. “Eu, também como negro, fico feliz de saber que temos uma pessoa competente trabalhadora, objetiva, honesta, séria que vai assumir o maior cargo do país no Poder Judiciário.”

Além dele, outros artistas também estão presentes à cerimônia, como o ator Lázaro Ramos e a apresentadora Regina Casé.

“Ele tem que ser lembrando pela capacidade, pelo raciocínio, por aquilo que ele empregou na juventude, na adolescência para se tornar um homem dessa importância. Óbvio que, como negro, sou copartícipe, sou parceiro dele, mas ele está lá por mérito, por mérito, só isso”, disse Milton Gonçalves.

Indagado sobre a expectativa em relação ao primeiro presidente negro da Suprema Corte, Lázaro Ramos afirmou: “Acho que [pode ser resumido em] uma palavra: sabedoria, porque imagino que a Justiça não seja uma coisa simples tão de fazer, então tem que ser sábio a cada situação”, afirmou Lázaro Ramos. Sua mulher, a atriz Taís Araújo, também foi convidada, mas não veio ao evento. 

“[Barbosa é] um exemplo de que o único caminho para lutar contra a desigualdade é a educação”, afirmou a atriz Regina Casé.

O cantor Martinho da Vila ressaltou que a posse de um negro na mais alta Corte do país “já devia ter acontecido há muitos anos e, finalmente, aconteceu”.

“Gostaria também de parabenizá-lo para desejar sorte e que continue sendo esse ministro, esse homem que vem demostrando que a Justiça está acima de qualquer coisa, do bem e do mal, e começamos a entender que vale para todos, pobre, rico, preto, branco, pequeno, grande. O que vem fazendo o ministro, e agora presidente do STF, principalmente nesses atos do mensalão, nós, brasileiros, podemos nos orgulhar”, completou o ex-jogador.

Também presente à cerimônia, o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet, que é amigo pessoal de Barbosa há cerca de dez anos, afirmou que a posse dele na presidência do STF deve ser comemorada por todos. Na opinião dele, Barbosa "vai continuar sendo a mesma pessoa" e já "deu exemplo na condução do julgamento do mensalão".