Internado no Instituto de Cardiologia do DF, Marco Aurélio Garcia deve ser submetido a cirurgia
O assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, 71 anos, está internado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), na capital federal. Segundo assessores, ele foi internado enquanto fazia exames de rotina. A assessoria do instituto informou que Garcia deverá ser submetido a uma cirurgia cardíaca até o final desta semana. É aguardada para hoje (5) a divulgação de um boletim médico sobre o estado de saúde do assessor.
Garcia foi internado no ICDF, unidade que trabalha em parceria com o Hospital das Forças Armadas (HFA), no domingo (3). Ele é fumante e conhecido por apreciar a culinária. A cardiologista responsável pelo tratamento é a médica Núbia Vieira.
Garcia é uma das referências para a política externa, principalmente para a América Latina e África. Ele faz parte do governo desde o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Participou de várias missões internacionais representando o governo brasileiro, como a mediação das negociações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
O assessor especial foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). É formado em filosofia e direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduado na Escola de Altos Estudos e Ciências Sociais de Paris.
É professor aposentado do departamento de história da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e lecionou na Universidade do Chile, na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Chile) e nas Universidades de Paris-VIII e Paris-X (França).
Nos anos de 1970, Garcia se autoexilou no Chile e na França. Após a anistia, voltou para o Brasil. Ele foi secretário de Cultura nos municípios de Campinas e São Paulo, além de vice-presidente do PT. Garcia coordenou o programa de governo da presidenta Dilma Rousseff, nas eleições de 2010.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.