Topo

Boato levou Caixa a pagar 1 milhão de benefícios antecipados no fim de semana

Do UOL, em Maceió*

20/05/2013 18h44

A CEF (Caixa Econômica Federal) informou nesta segunda-feira (20) que cerca de 1 milhão de benefícios do Bolsa Família foram pagos antecipadamente a famílias cadastradas no sistema, no fim de semana passado, para evitar tumultos ainda maiores nos caixas eletrônicos e lotéricas por conta do boato de que o programa seria suspenso. O problema ocorreu em pelo menos 12 Estados. O programa atende 13,8 milhões de pessoas.

“No final de semana, cerca de 1 milhão de famílias tiveram o pagamento devidamente feito. Em função do boato, o que fizemos foi criar uma alternativa para que todos que estivessem nas agências pudessem receber, independente do calendário”, disse o vice-presidente de Habitação da Caixa, José Urbano Duarte, em entrevista à "TV Globo". 

Ainda segundo o vice-presidente de habitação da Caixa, as pessoas que receberam antecipadamente só receberão novo benefício mensal em junho. Para quem não recebeu, segue o calendário normal.

O UOL entrou em contato com a Caixa Econômica Federal no início da manhã, para saber quantos benefícios foram sacados até o domingo (19), mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.

Também nesta segunda-feira, o banco estatal informou que o movimento nas agências bancárias e lotéricas credenciadas à instituição não registraram tumultos nesta segunda-feira. Informou ainda que houve apenas uma maior movimentação em algumas agências.

A Caixa informou ainda que a grande procura hoje ocorreu por causa da busca por informações sobre o benefício.

O Bolsa Família, que completa dez anos em outubro, é o principal programa de transferência direta de renda do governo. Ele tem forte peso político-eleitoral, tendo se tornado um dos símbolos das gestões de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Mais cedo, a presidente disse que o boato sobre o fim do Bolsa Família foi "absurdamente desumano" e "criminoso."

Tumultos

Segundo balanço divulgado neste domingo pela CEF, por conta do boato de suspensão do programa, houve tumulto em agências de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe, Pará, Amazonas e Rio de Janeiro.

Conforme dados preliminares da Caixa, um levantamento apontou que ocorreram problemas nas tentativas de saques em 15 agências da Bahia, 9 agências de Alagoas, 14 de Pernambuco, 18 da Paraíba, 34 do Ceará, 8 do Piauí e 13 do Maranhão. Os dados dos demais Estados não foi informado.

*Com informações da Agência Brasil