Topo

A pedido de Joaquim Barbosa, PF abre inquérito contra advogado de Genoino

O advogado Luiz Fernando Pacheco apresenta a defesa de José Genoino - Nelson Jr - 6.ago.2012/STF
O advogado Luiz Fernando Pacheco apresenta a defesa de José Genoino Imagem: Nelson Jr - 6.ago.2012/STF

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

01/07/2014 17h17Atualizada em 01/07/2014 17h46

A Polícia Federal confirmou nesta terça-feira (1º), por meio de sua assessoria de imprensa, que abriu inquérito contra o advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende o ex-presidente do PT José Genoino, para investigar o episódio em que ele acabou expulso do STF (Supremo Tribunal Federal) após bater boca com o presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa.

Barbosa pediu a abertura de uma ação criminal contra Pacheco para que ele seja investigado pelos crimes de desacato, calúnia, difamação e injúria.

O pedido dele foi encaminhado pela procuradora do Distrito Federal Anna Paula Coutinho à PF no dia 17 de junho, mas a decisão só foi divulgada hoje.

No último dia 11, Pacheco interrompeu um julgamento e subiu à tribuna para pleitear que a Corte analisasse um recurso do seu cliente para que voltasse a cumprir a sua pena no regime domiciliar.

Diante da insistência do advogado, Barbosa mandou que seguranças da Corte o retirassem do plenário.


Depois, por meio de nota, Barbosa disse que Pacheco agiu "de modo violento" e dirigiu "ameaças" contra ele. O STF divulgou ainda, sob anonimato, o depoimento de um dos seguranças em que dizia que Pacheco estava "visivelmente embriagado" e teria dito que, "se tivesse uma arma, daria um tiro na cara do presidente".