Topo

Senador do PMDB de SC diz que será candidato à presidência do Senado

Senador Luiz Henrique (PMDB-SC)  - Moreira Mariz/Agência Senado
Senador Luiz Henrique (PMDB-SC) Imagem: Moreira Mariz/Agência Senado

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

27/01/2015 17h54

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) afirmou nesta terça-feira (27) que irá lançar candidatura à presidência do Senado. O lançamento de seu nome pode ser um indicativo de que o partido pode rachar, pois o atual presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), também deve tentar a reeleição.

A eleição para decidir quem vai comandar a Casa em 2015 e 2016 acontece no próximo domingo (1º) após a cerimônia de posse dos novos senadores e ainda não havia nenhum candidato formal. Nos bastidores, há a suspeita de que Renan tentaria a reeleição.

“Um grupo grande de senadores deve lançar uma chapa forte para a disputa. Há uma tendência em direção ao meu nome. [...] É uma decisão irreversível. [O meu nome] nessa peneirada, nessa clivagem, foi o nome que ficou”, declarou o parlamentar.

Henrique evitou falar sobre a disputa contra Renan na candidatura pela presidência. “Eu não vou sair contra o Renan, eu vou sair a favor do Senado e a favor das mudanças que são reclamadas nas ruas”, disse o senador.  Ele afirmou ainda que vai conversar com Renan amanhã (28) e que irá pedir voto para ele.

O senador se reuniu nesta tarde com a líder do PSB, Lídice da Mata (BA), para pedir apoio e fez o anúncio da candidatura à imprensa. Segundo o parlamentar, o partido deve apoiá-lo. “Eu tenho sinalização de vários partidos, PSDB, DEM, PDT, PP, PSD”, disse. Questionado sobre o PT, Henrique afirmou que tentará apoio.

Segundo o catarinense, o anúncio oficial da candidatura deve ocorrer na sexta-feira (30).