Topo

Na internet, Dilma volta a criticar terceirização nas atividades-fim

Do UOL, em São Paulo

01/05/2015 12h17

O projeto de terceirização que tramita no Congresso foi o tema do segundo pronunciamento da presidente Dilma Rousseff (PT) veiculado no Facebook nesta sexta-feira (1º), em que se comemora o Dia do Trabalho.

Dilma destacou a necessidade de regulamentar o trabalho terceirizado, mas fez ressalvas ao projeto defendido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB).

“Sei que é importante regulamentar o trabalho terceirizado no Brasil para que 12,7 milhões de trabalhadores terceirizados tenham proteção no emprego, direitos trabalhistas e previdenciários e garantia de um salário digno”, declarou.

“A regulamentação do trabalho terceirizado, porém, precisa manter a diferenciação entre atividades-fim e meio nos vários setores produtivos. É preciso assegurar ao trabalhador a garantia dos direitos conquistados nas negociações salariais. É preciso proteger a Previdência Social da perda de recursos e assim garantir sua sustentabilidade. O meu governo tem o compromisso de manter os direitos e as garantias dos trabalhadores”.

O discurso repete a fala de ontem da presidente em reunião com sindicalistas em Brasília.

No primeiro pronunciamento divulgado na manhã de hoje, Dilma citou duas propostas enviadas recentemente ao Congresso como medidas dirigidas aos trabalhadores: a política de valorização do salário mínimo e a correção da tabela do Imposto de Renda.

Os vídeos têm duração de pouco mais de um minuto cada um. Um terceiro vídeo será divulgado na tarde de hoje.

A presidente decidiu neste ano não se pronunciar em rede nacional de TV no Dia do Trabalho. O último pronunciamento feito por Dilma em cadeia de TV, em 8 de março, desencadeou um panelaço contra ela em várias cidades do país.