Topo

Dilma volta a refutar chance de corte no Bolsa Família

Do UOL, em São Paulo

03/11/2015 19h00

A presidente Dilma Rousseff (PT) voltou a afirmar nesta terça-feira (3) que o programa Bolsa Família não sofrerá cortes, apesar das medidas de austeridade tomadas para tentar contornar a crise econômica. “Não vamos abrir mão das políticas que estão mudando o Brasil. O Bolsa Família continua sendo pago pontualmente e garanto que não será reduzido”, discursou em Brasília durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Na última quinta-feira (29), a presidente já havia prometido preservar o Bolsa Família e o programa Minha Casa, Minha Vida. O relator do Orçamento da União de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR), propõe, porém, um corte de R$ 10 bilhões no Bolsa Família.

Aplaudida por cerca de 2.000 pessoas, Dilma exaltou a política de combate à fome e os programas voltados para as vítimas da seca no Nordeste. Disse que, diferentemente de outras épocas de forte estiagem, a população nordestina não tem saqueado alimentos, nem migrado para outras regiões. “As famílias estão sofrendo sim, mas graças ao Bolsa família, às cisternas, à Bolsa Estiagem, elas podem permanecer em suas casas, vivendo com dignidade”.