Topo

O que significa Aletheia, nome da fase da Lava Jato que mira em Lula

Do UOL, no Rio

04/03/2016 09h06

Deflagrada na manhã desta sexta-feira (4) pela Polícia Federal (4), a 24ª fase da Operação Lava Jato, que tem como algo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu filho Fábio Luíz Lula da Silva, foi batizada de Aletheia. Segundo a polícia, o termo foi escolhido por fazer referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”.

Além de verdade, o termo também pode ser entendido como "realidade", "não oculto", "revelado", entre outras asserções. O sentido de “revelação” é recuperado nos escritos do filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976): para o pensador, aletheia é a verdade objetiva, desvelada, contrapondo-se à verdade descrita convencional.

O termo é também é muito usado na psicologia quando se trata da busca por uma verdade além das aparências. Essa fase da operação apura se empreiteiras e o pecuarista José Carlos Bumlai favoreceram Lula por meio do sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá.

De acordo com a PF, não existe critério para a escolha dos nomes. "O delegado presidente do respectivo inquérito escolhe o nome de acordo com a sua conveniência", informou a assessoria.

Lula

Lula foi levado para o aeroporto de Congonhas, onde deve prestar depoimento à Polícia Federal. O ex-presidente é alvo de mandado de busca e apreensão e de condução coercitiva (quando o investigado é obrigado a depor). Os carros da PF chegaram às 6h à sua casa, em São Bernardo.

São investigados crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros, relacionados à Petrobras. A determinação da busca e apreensão é do juiz Sérgio Moro, de Curitiba.

A ação está sendo realizada um dia depois de uma reportagem da revista ISTOÉ ter revelado o suposto conteúdo da delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT), em que acusaria o ex-presidente de ter mandado comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, e de outras testemunhas.