Topo

Brasil está mais para "Walking Dead" do que para "House of Cards", diz FT

Zumbis da série "The Walking Dead" - AP/Gene Page
Zumbis da série "The Walking Dead" Imagem: AP/Gene Page

Infomoney

11/04/2016 12h25

É comum ouvirmos comparações da política brasileira com o seriado do Netflix "House of Cards", mas para o jornal britânico "Financial Times" (FT), a trama política da série está deixando de ser a protagonista no Brasil para dar lugar a um cenário no estilo de "The Walking Dead".

"A cena política em Brasília, que muitas vezes é comparada com a série da televisão norte-americana 'House of Cards' por sua complicada intriga política, está começando a parecer com a concorrente dos zumbis 'The Walking Dead'", diz reportagem publicada na versão eletrônica do jornal.

Frank Underwood personagem central de "House of Cards" - John Bazemore/AP - John Bazemore/AP
Frank Underwood personagem central de "House of Cards"
Imagem: John Bazemore/AP

A publicação destaca que cresce a insatisfação popular não apenas contra o governo Dilma, mas também contra todos os outros políticos.

"Seja por causa do envolvimento em corrupção ou apenas pelo oportunismo cínico, os principais atores políticos no Brasil estão perdendo rapidamente a legitimidade aos olhos de um eleitorado cansado", diz o FT. A publicação ainda lembra das recentes propostas para eleições gerais no Brasil, mostrando que as manifestações são não apenas contra o governo.

A presidente Dilma Rousseff e seu vice Michel Temer - Ueslei Marcelino/Reuters - Ueslei Marcelino/Reuters
A presidente Dilma Rousseff e seu vice, Michel Temer
Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

O jornal destaca que, apesar  de Dilma ser acusada de crime de responsabilidade por causa das pedaladas fiscais, vários outros nomes que estão na linha sucessória têm problemas na Justiça, como Michel Temer (vice-presidente) e Eduardo Cunha (presidente da Câmara). A reportagem lembra ainda das contas na Suíça de Cunha e diz que o presidente do Senado, Renan Calheiros, é igualmente envolvido em esquemas ilícitos.

"O problema é que, enquanto a ideia de uma limpeza geral seja atrativa, não há uma maneira constitucional clara para convocar novas eleições a não ser que a senhora Rousseff e o senhor Temer sejam impedidos, tenham seus mandatos anulados pelo Tribunal Superior Eleitoral ou renunciem. Com sinais de ambos de que não pretendem sair voluntariamente, é improvável que o impasse seja resolvido rapidamente", completa o FT.

placar impeachment com dilma na imagem - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Placar do impeachment

Levantamento diário do jornal "O Estado de S. Paulo" mostra como os deputados estão direcionando seus votos para o impedimento ou não da presidente Dilma Rousseff.

Clique aqui para conferir como está o placar (e que está aberto a mudanças)