Topo

Temer fala em igualdade de direitos um ano após exaltar mulher na vida doméstica

Temer participou de evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher ao lado da primeira-dama, Marcela Temer, em Brasília - Marcos Corrêa/PR
Temer participou de evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher ao lado da primeira-dama, Marcela Temer, em Brasília Imagem: Marcos Corrêa/PR

Mirthyani Bezerra

Do UOL, em São Paulo

08/03/2018 12h44Atualizada em 08/03/2018 16h38

O presidente Michel Temer exaltou o papel da mulher no mercado de trabalho ao falar para uma plateia de servidoras em evento do Dia Internacional da Mulher no Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira (8). Temer citou a Constituição para afirmar que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”. A primeira-dama, Marcela Temer, participou do evento.

O tema do discurso foi distinto daquele feito por ele no ano passado, quando afirmou em evento ter "convicção do quanto a mulher faz pela casa" e da importância da figura feminina para a formação dos filhos que, segundo ele, é "seguramente" de responsabilidade da mãe. Temer foi criticado e chamado de machista na ocasião.

Temer também afirmou que contribuirá para o cumprimento do texto constitucional e cobrou do Congresso Nacional legislação que regulamente a igualdade salarial entre homens e mulheres, entre outros setores. 

Ao agradecer às servidoras pelo “apoio administrativo dado com uma extraordinária competência”, Temer disse que homens e mulheres deveriam ter os mesmos direitos “em todos os setores”. “Eu vejo hoje no noticiário que mulher ganha menos que o homem em todos os setores. Eu tenho um vício profissional que é sempre examinar a Constituição Federal e a Constituição diz que homens e mulheres são iguais em direitos e deveres. Aliás, é uma modificação dos textos anteriores que diziam que todos são iguais perante a lei”, disse.

Uma das frases mais compartilhadas nas redes sociais nesta quinta-feira, no entanto, foi a frase em que ele afirmou, há um ano, que a mulher tem uma grande participação na economia do país porque é "capaz de indicar os desajustes de preços em supermercados" e "identificar flutuações econômicas no orçamento doméstico".

Agora, o dizer que colaborará para que homens e mulheres tenham os mesmos direitos, ele salientou que este é um tema de responsabilidade do Congresso Nacional. “Naturalmente isso vai depender de uma legislação”, disse.

O discurso deste ano foi curto e parte dele foi publicado nas redes sociais do Palácio do Planalto e do próprio Michel Temer.

Pré-candidatos: beijo na boca, "talk show" com militantes e lançamento de campanha

O Brasil tem 77 milhões de eleitoras, o que corresponde a 52,4% de todo o eleitorado do país. Pré-candidatos das eleições deste ano aproveitaram a data para falar às brasileiras.

No início da manhã, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à Presidência, falou sobre a participação feminina na política durante "talk show" sua página no Facebook, em que fez perguntas a mulheres da militância.

“A Marisa [Letícia, sua mulher, morta no ano passado] tinha muito mais coragem do que eu. Quando ela queria alguma coisa, ela brigava e fazia. Por que as mulheres não exercem esse poder político?”, disse, mencionando a falta de representatividade das mulheres no Congresso Nacional, que corresponde a 10,5% dos parlamentares. 

“Qual a dificuldade de as mulheres participarem da política no país? Por que elas não conseguem ser maioria na Câmara de vereadores, maioria no Senado, maioria na Câmara dos Deputados? Presidente, uma já virou”, afirmou.

O governador de São Paulo e pré-candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin (PSDB), pré-candidato tucano, se manifestou no Twitter sobre a data, afirmando que a luta das mulheres é "civilizatória".

Ele lança nesta quinta campanha contra o assédio sexual no trabalho, com o objetivo de “conscientizar os servidores públicos sobre a importância do respeito mútuo, especialmente à mulher, no ambiente de trabalho”. 

Já ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que "cada vez mais" vamos ter "mulheres liderando e influenciando o mundo em que vivemos". "Precisamos das suas habilidades, inteligências e sensibilidade".

Doria beija a mulher - Janaina Garcia/UOL - Janaina Garcia/UOL
Doria beija a mulher antes de anúncio sobre PPP da Iluminação
Imagem: Janaina Garcia/UOL
O prefeito de São Paulo, João Doria, pré-candidato ao governo paulista, aproveitou a agenda para levar flores e beijar a mulher, Bia Doria, antes do anúncio sobre a PPP (parceria público-privada) da Iluminação Pública, na sede da Prefeitura de São Paulo no final da manhã desta quinta.