Topo

Weintraub diz que atos por prisão em 2ª instância podem prejudicar Enem

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante apresentação do Compromisso Nacional pela Educação Básica - Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante apresentação do Compromisso Nacional pela Educação Básica Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Do UOL, em Brasília

26/10/2019 17h38

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que as manifestações pela prisão em 2ª instância poderiam prejudicar os candidatos do Enem. O titular da pasta fez um post em agradecimento ao movimento Nas Ruas, que cancelou o ato marcado para o dia 3 de novembro, mesma data dos exames.

"Obrigado ao movimento Nas Ruas! Dia 3 de Novembro há ENEM! As manifestações, por mais democráticas que sejam, poderiam prejudicar quem está na disputa. Agradeço pela sensibilidade dos organizadores em mudarem a data!", escreveu o ministro.

Weintraub também agradeceu Movimento Avança Brasil por adiar o protesto inicialmente convocado para a mesma data do Enem:

Diversos grupos sociais da direita se organizam para um ato para pressionar ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) a decidirem que o réu passe a cumprir pena em regime fechado após condenação em 2ª instância.

O julgamento foi suspenso esta semana com 4 votos a favor e 3 contrários à prisão na segunda instância. O ministro do Supremo deve retomar a análise nos dias 6 ou 7 de novembro.

Outro dos grupos que convoca os atos, o "Vem Pra Rua Brasil" manteve a convocação. As hashtags #Dia3EuVou e #Dia3EuNãoVou estão entre as mais comentadas no Twitter.