Topo

Esse conteúdo é antigo

Zambelli acusa Joice de articular para cassar seu mandato; deputada nega

22.abr.2019 - A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) em sessão solene na Câmara dos Deputados - Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
22.abr.2019 - A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) em sessão solene na Câmara dos Deputados Imagem: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Juliana Arreguy

Do UOL, em São Paulo

06/11/2019 21h17Atualizada em 06/11/2019 22h32

Após o PSL ter notificado alguns deputados da sigla sobre processos disciplinares contra eles, Carla Zambelli (SP) utilizou seu perfil oficial no Twitter hoje para dizer que o pedido para cassação de seu mandato é fruto "de articulação interna" da correligionária Joice Hasselmann (SP). Joice negou ter articulado contra a colega e disse ter apenas encaminhado provas de crimes virtuais para o Conselho de Ética da sigla.

"Será falta de trabalho? Depois eu que sou invejosa? Depois nós é que somos autoritários?", escreveu Zambelli na rede social.

Ao UOL, Joice afirmou que sequer integra o Conselho de Ética do PSL para definir sobre o futuro da correligionária: "Encaminhei as provas dos crimes virtuais que ela cometeu. Código Civil e Código Penal não deixam de existir porque alguém comete crime na internet."

"A imunidade não é absoluta. Ela para de existir quando o crime é cometido. Eu encaminhei (as provas) e ela já está com um processo porque o partido vai expulsá-la ou suspendê-la", acrescentou a deputada.

Ontem, Joice chegou a chorar no Plenário da Câmara ao relatar que sua família foi alvo de ameaças.

Conselho de Ética

Os deputados notificados hoje terão cinco dias para se defenderem antes que sejam julgados pelo Conselho de Ética do partido.

A racha na sigla colocou de um lado os parlamentares bolsonaristas e, do outro, os apoiadores do presidente do PSL Luciano Bivar. Deputados que forem condenados pelo Conselho de Ética podem perder o mandato por infidelidade partidária.

A ala bolsonarista tenta conseguir na Justiça o direito à desfiliação.

Ouça o podcast Baixo Clero com análises políticas de blogueiros do UOL.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.