Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro diz que crescimento do PIB é "boa notícia em boa hora"

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

03/12/2019 10h21

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje que o crescimento de 0,6% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no terceiro trimestre de 2019, na comparação com os três meses anteriores, é uma "boa notícia" que veio "em boa hora".

Segundo ele, o número pode ser "inesperado" para analistas econômicos, mas o governo sabia que a economia cresceria. Bolsonaro acrescentou que a previsão do Ministério da Economia para o quarto trimestre deste ano é também de crescimento.

"Pode ser inesperado para analistas econômicos, mas, da nossa parte, sabíamos que viria uma boa notícia. E ela veio em boa hora. A equipe econômica diz que a previsão para o próximo trimestre é crescer. O Brasil está crescendo", afirmou.

Em discurso em evento sobre combate à corrupção promovido pela Controladoria-Geral da União, Bolsonaro voltou a falar que, ao assumir a Presidência, encontrou um Brasil em crise "ética, moral e econômica bastante grave".

O PIB

Foi anunciado hoje que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 0,6% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores. Em relação ao terceiro trimestre de 2018, o PIB subiu 1,2%.

Em valores atuais, o PIB totalizou R$ 1,842 trilhão de julho a setembro. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No segundo trimestre, a economia brasileira avançou 0,5%, após revisão de dados (antes era 0,4%).

Os resultados ficaram acima da expectativa em pesquisa da agência de notícias Reuters, de avanços de 0,4% na base trimestral e 1% na anual.

Agropecuária, indústria e serviços crescem

Os três setores da economia cresceram no período:

  • Agropecuária: 1,3% em relação ao trimestre anterior e 2,1% em um ano
  • Indústria: 0,8% em relação ao trimestre anterior e 1% em um ano
  • Serviços: 0,4% em relação ao trimestre anterior e 1% em um ano