Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo conclui ida da Cultura para o Turismo após saída de Regina Duarte

Atriz durante sua cerimônia de posse como secretária especial da Cultura - Alan Santos/PR
Atriz durante sua cerimônia de posse como secretária especial da Cultura Imagem: Alan Santos/PR

Do UOL, em São Paulo

21/05/2020 13h32

O governo de Jair Bolsonaro (sem partido) solucionou logo após a saída de Regina Duarte do posto de secretária especial da Cultura um problema que vinha incomodando a sua pasta. Um decreto publicado no Diário Oficial de hoje concluiu o processo de migração da Cultura do Ministério da Cidadania para o Ministério do Turismo.

A pasta foi transferida em novembro do ano passado, mas alguns departamentos seguiam ligados à Cidadania e inclusive despachavam do ministério que abrigava anteriormente a Cultura. A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) era um exemplo disso. O departamento concentra a responsabilidade pela aplicação da Lei Rouanet.

A mudança completa já era pleiteada pelo antecessor de Regina Duarte, Roberto Alvim, que foi demitido após publicar um vídeo com inspirações nazistas. Sem a transferência completa para o Turismo, propostas da pasta poderiam demorar mais para serem aprovadas por questões burocráticas.

Segundo o decreto, a medida começa a valer a partir de 8 de junho. Até lá, é esperado que Bolsonaro já tenha nomeado o novo secretário especial da Cultura. O mais cotado é o ator Mário Frias, que chegou a almoçar com o presidente um dia antes da saída de Regina Duarte.