Topo

Esse conteúdo é antigo

Procurador Geral de Justiça do Pará é alvo de pedido de impeachment

Gilberto Valente Martins - Divulgação/MPE/PA
Gilberto Valente Martins Imagem: Divulgação/MPE/PA

Luciana Cavalcante

Colaboração para o UOL, em Belém

11/11/2020 13h56Atualizada em 11/11/2020 20h55

O Procurador-Geral de Justiça do Pará, Gilberto Valente Martins, é alvo de um pedido de impeachment e afastamento imediato, protocolado hoje na Assembleia Legislativa do Pará. O autor é o promotor de Justiça Alan Pierre Chaves Rocha. O protocolo foi feito um dia depois de o procurador-geral denunciar o governador Helder Barbalho e mais oito pessoas, no caso da compra dos respiradores.

No pedido, o promotor explica que faz a solicitação na condição de cidadão e baseado em informações obtidas através de meios de consulta pública.

A justificativa, segundo o requerente, é que mesmo extrapolando o limite com gasto pessoal no primeiro quadrimestre de 2019, o procurador contratou 12 assessores jurídicos, para promotorias da capital, na condição de comissionados, mesmo sem autorização da lei orçamentária.

Rocha pede ainda que, além da perda imediata do cargo público, o Procurador-Geral de Justiça seja inabilitado para exercício de cargo público por oito anos.

A Assembleia Legislativa do Pará informou que o pedido vai ser encaminhado para a Procuradoria da Casa Legislativa e, dependendo do parecer, é formada uma comissão de deputados para analisar a denúncia. Após a formação, os deputados terão dez dias para se posicionar sobre o pedido.

Em nota, Gilberto Martins afirmou que a declaração de Alan Pierre é "mentirosa" e que "a atual gestão não extrapolou o limite prudencial de gastos como afirmado por ele".