Topo

Dia da educação na Câmara promete briga entre ala ligada ao tema e governo

Lucas Valença

Colaboração para o UOL, em Brasília

26/04/2021 04h00Atualizada em 26/04/2021 07h03

Deputados ligados à bancada da educação já se preparam para um embate com o governo federal na próxima quinta-feira (29). Na data, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), promoverá o chamado "dia da educação", quando projetos ligados ao tema serão pautados no plenário.

O evento ocorre após declarações do líder do governo na Casa, deputado Ricardo Barros (PP-PR), de que os professores brasileiros "não querem trabalhar" em meio à pandemia do novo coronavírus. As falas elevaram o clima entre os parlamentares.

"Já há deputados com sangue nos olhos para quinta-feira. Já estamos preparados para tensionar com o governo em favor dessas pautas", afirmou um parlamentar do Centrão.

Propostas

Ainda não foi definido o número de projetos que devem ser deliberados no dia, mas o mutirão deve contar com parte das propostas entregues na semana passada pela entidade Todos pela Educação. Os PLs defendidos pelo grupo, e que tiveram o apoio de Lira, são semelhantes aos empenhados pela FPE (Frente Parlamentar Mista da Educação).

Entre as propostas, está a Lei nº 14.040/20, da deputada Dorinha Rezende (DEM-TO), que trata do estado de calamidade pública e que mantém as condições para as atividades remotas. Há também a proposição nº 3477/20, de Idilvan Alencar (PDT-CE), que assegura R$ 3,5 bilhões para que alunos e professores tenham acesso à internet.

O único projeto educacional considerado "prioritário" pelo governo que chegou a constar nas 35 medidas entregues em fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Congresso, o que trata do chamado homeschooling (educação domiciliar), não deve ser pautado.

O relatório, que está sendo elaborado pela deputada Luísa Canziani (PTB-PR), só deve ser finalizado no fim de maio. Há informações, porém, de que a parlamentar alterou, praticamente por completo, o texto enviado pelo Executivo.

Articulação

Esta quinta-feira também será decisiva para que o ex-deputado Alex Canziani (sem partido-PR) mostre força de atuação nos bastidores do Congresso. O conglomerado de partidos tenta emplacar o ex-presidente da FPE na Secretaria Executiva do MEC (Ministério da Educação). O nome também agrada ao presidente Arthur Lira.

A ideia de apoiadores próximos é que o paranaense aproveite este dia para se apresentar como um interlocutor junto a parlamentares do Centrão.