Topo

Esse conteúdo é antigo

Aras opina contra habeas corpus de Jefferson após parecer favorável da PGR

Presidente nacional do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson foi preso no último dia 13, no Rio de Janeiro - Eduardo Matysiak/Futura Press/Estadão Conteúdo
Presidente nacional do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson foi preso no último dia 13, no Rio de Janeiro Imagem: Eduardo Matysiak/Futura Press/Estadão Conteúdo

Thaís Augusto

Do UOL, em São Paulo

31/08/2021 19h40Atualizada em 31/08/2021 21h30

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou hoje uma nova manifestação ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o pedido de habeas corpus apresentado pelo presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.

A decisão reverte o parecer da subprocuradora Lindôra Araújo, uma das auxiliares mais próximas de Aras. Na semana passada, documento assinado por ela defendeu a ida de Jefferson para a prisão domiciliar e pediu que o ministro Edson Fachin não fosse mais o relator do caso.

No documento de Lindôra, além da revogação da prisão preventiva de Jefferson, a PGR também recomenda que o político use apenas uma tornozeleira eletrônica.

Após a manifestação, o ministro Fachin acolheu um pedido de Aras para análise do parecer e apresentação de um posicionamento. Hoje, o procurador-geral afirmou que o habeas corpus de Roberto Jefferson não deve ser aceito pelo STF e citou um entendimento da Corte de que não é possível pedir habeas corpus contra uma decisão individual de outro ministro do Supremo.

Resguardado o princípio da independência funcional que norteia a atuação do Ministério Público, e em aditamento à manifestação ministerial ofertada nos autos, cumpre destacar que a presente impetração é inadmissível."
Augusto Aras, em manifestação ao STF

"Nos termos do enunciado da Súmula 606 do STF, não cabe a impetração de Habeas Corpus originário para o Tribunal Pleno de decisão de Turma ou do plenário proferida em Habeas Corpus ou no respectivo recurso, entendimento extensível aos atos monocráticos de integrantes da Corte", escreveu Aras.

Procurada pelo UOL, a defesa de Jefferson definiu a manifestação de Aras como "surreal". "Surreal um procurador 'passar por cima' de outro procurador. Surreal!", disse o advogado Luiz Gustavo Pereira.