Topo

Esse conteúdo é antigo

Com elogios a Moro, senador diz manter sua pré-candidatura ao Planalto

Do UOL, em São Paulo

12/11/2021 12h20Atualizada em 12/11/2021 13h54

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) declarou que, apesar de ter feito elogios à filiação do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), a sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto está "mantida". Mesmo sem ter anunciado oficialmente a pré-candidatura à presidência, Moro se filiou ao Podemos esta semana com um discurso político.

"Não, não existe nada nesse sentido [de desistir da minha candidatura]. A pré-candidatura está mantida. Eu acho que essa etapa que nós estamos vivendo é de apresentação, de nomes e de propostas. O comentário que eu fiz [foi] que o Moro — como pré-candidato — foi bem objetivo nas palavras. Eu costumo ser bem preciso no que eu falo. Foi uma fala, um discurso de candidato", declarou o político ao UOL News.

Vieira declarou que o discurso do ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro "tentou tocar vários pontos importantes, mas ainda falta densidade". Para o parlamentar, ainda falta que o ex-juiz saiba "mais e melhor como vai conseguir executar cada projeto". Leia aqui a íntegra do discurso de Moro.

Mesmo sendo de outro partido, o político declarou achar positivo o posicionamento de possível presidenciável de Moro junto ao Podemos. Ele afirmou que futuramente os partidos poderão analisar quais os melhores nomes da chamada — e numerosa — terceira via para competir contra o ex-presidente Lula (PT) e o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (sem partido).

"Acho muito positivo que o Podemos já tenha essa pré-candidatura [de Moro] apresentada. É um nome que, na minha opinião, merece respeito e lá adiante a gente vai avaliar entre todos esses nomes na 3ª via quem tem mais competitividade."

Neste momento, segundo o senador, é importante que os candidatos da terceira via visualizem e proponham soluções dentro do âmbito político e não contra o sistema vigente no país.

"O que a gente tem que ter como desafio para quem está vindo nessa tentativa de terceira via é a compreensão de que as soluções estão na política e não na antipolítica. Não adianta fazer um belo discurso antissistema se você depois vai ter que fazer parte do sistema, seja como deputado, senador ou presidente da República. E dentro desse sistema para trabalhar por uma mudança. A gente precisa de mais maturidade para lidar com as coisas", disparou o parlamentar.

O político ainda comentou que muitos brasileiros estão insatisfeitos com a política nacional e o desafio deste momento é capturar esse eleitorado e passar confiança para eles.

Questionado pela apresentadora Fabíola Cidral, o político comentou que hoje não "existe nenhuma negociação" para ele ser vice de Moro em uma candidatura ao Planalto e ressaltou que tem conversado com quase todos os pré-candidatos da terceira via.