Topo

São Paulo recebe grupo de 76 médicos cubanos

01/11/2013 18h07

Os primeiros médicos de Cuba do Programa Mais Médicos, do governo federal, a trabalhar em São Paulo foram apresentados nesta sexta-feira (1º) em um evento no centro da capital paulista.

  • Arte UOL

    Saiba qual a proporção de médicos em cada Estado e o panorama em outros países

Ao todo, 76 profissionais cubanos atuarão na capital num momento inicial, focados no atendimento de saúde da família. Além deles, cinco médicos de outros países (um uruguaio, dois venezuelanos e dois brasileiros que se graduaram no exterior) compõem este que é o segundo grupo contratado para reforçar o serviço das Unidades Básicas de Saúde (UBS) paulistanas.

As UBSs da região sul da cidade serão as que mais receberão o reforço estrangeiro. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, para aquela área, irão 35 dos 81 médicos. Em seguida, vêm as zonas sudeste e norte, cada uma com 16 profissionais. Por fim, a área leste ganhará um aporte de 14 médicos.

Todos esses profissionais, que desembarcaram no País no início de outubro, se reuniram com o secretário municipal da Saúde, José de Filippi Júnior, para a cerimônia de boas-vindas, realizada no centro de convenções de um hotel na Avenida Cásper Líbero, na Santa Ifigênia. Eles começam a atender os pacientes na segunda-feira (4).