Topo

Governo federal inclui mais 424 municípios no Mais Médicos

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

15/01/2015 14h51Atualizada em 15/01/2015 17h20

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (15) que irá ampliar o programa Mais Médicos em até 1.500 municípios. A oferta de novas vagas compreende as cidades que já participam de programa e 424 novos municípios que ainda não estavam no programa.

Outra mudança é a incorporação do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) no Mais Médicos. A partir de agora os candidatos brasileiros às vagas do Mais Médicos poderão escolher entre os benefícios do programa (moradia e bolsa de R$ 10 mil) ou um bônus de 10% de pontuação adicional na prova para residência, que é previsto no Provab. A intenção do ministério é diversificar o quadro de profissionais no Mais Médicos porque, em geral, o Provab atrai recém-formados.

O edital com as novas vagas será publicado amanhã (16) e as inscrições ficam abertas até 29 de janeiro. A expectativa do governo é iniciar as atividades dos médicos selecionados pelo programa a partir de março. O governo fará até três chamadas dos profissionais e o processo todo deve ser concluído até junho.

Cada profissional poderá optar por até quatro municípios. Veja aqui a lista dos 1.500 municípios que poderão ter o número de médicos ampliados. Os que não ficarem em nenhum dos municípios escolhidos terão outras duas chances de escolher vagas remanescentes.

Os números finais de quantos médicos selecionados e municípios beneficiados pelo programa só serão conhecidos em fevereiro após a confirmação das prefeituras que confirmarem a ampliação do Mais Médicos. 

O programa Mais Médicos foi criado em 2013 para levar médicos às periferias de grandes cidades e aos municípios do interior do país que não dispunham de atenção básica de saúde. As vagas são prioritariamente oferecidas a médicos brasileiros. Quando não há preenchimento de todas as vagas, o programa aceita candidaturas de estrangeiros. Os médicos de fora do Brasil recebem um registro de trabalho por no máximo três anos.

Segundo o Ministério da Saúde, o país possui atualmente 1,8 médicos por mil habitantes. O índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). A distribuição de médicos no Brasil também é bastante desigual. Em 22 Estados, o número de médicos fica abaixo da média nacional. Ainda segundo o ministério, atualmente 50 milhões de pessoas são beneficiadas pelo Mais Médicos. A meta do governo é ter 2,7 médicos por mil habitantes até o ano de 2026.