Topo

RS registra primeira morte por dengue da história e entra em alerta

Agente de vigilância em saúde da prefeitura de Porto Alegre (RS) analisa água presente em bromélia - Betina Carcuchinski/PMPA
Agente de vigilância em saúde da prefeitura de Porto Alegre (RS) analisa água presente em bromélia Imagem: Betina Carcuchinski/PMPA

Do UOL, em Porto Alegre

28/03/2015 13h54

O Rio Grande do Sul confirmou nessa sexta-feria (27) o primeiro caso de morte por dengue autóctone (contraída em território gaúcho) da história. No dia 22 de março, uma mulher de 41 anos morreu em Santo Ângelo (442 km de Porto Alegre), no noroeste do Estado. Com isso, a Secretaria Estadual da Saúde instalou um gabinete de crise para monitorar o avanço da doença e traçar estratégias de combate na região.

Apenas neste ano, já foram registrado 66 casos confirmados da doença. A maioria deles (35) é autóctones. A região noroeste está em alerta devido ao elevado número de moradores infectados e por ser uma área quente e úmida nesta época do ano. Ao todo são 557 registros de pacientes com suspeita de dengue.

Desde o início de março, a Vigilância Ambiental em Saúde vem aplicando inseticidas nas cidades que registraram casos suspeitos.

Em 18 de março, a Secretaria da Saúde emitiu um alerta epidemiológico para os municípios da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde com informações técnicas aos profissionais da área e estabelecendo fluxos de trabalho, desde o controle do inseto ao manejo de casos suspeitos da doença. 

Histórico

Em 2013, um homem morreu devido à dengue no Rio Grande do Sul, mas a doença havia sido contraída em outro Estado. Além disso, ainda não foi confirmado que ele morreu em decorrência da doença, já que ele sofria de outros males.

Segundo o Ministério da Saúde, em janeiro, o número de casos de dengue aumentou 57% em relação com o mesmo período de 2014. O aumento ocorreu fora da época de maior incidência da doença, que é justamente nos meses de março e abril.

Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, em 2015 foram registrados 224.101 casos notificados de dengue no país, dado relativo até o dia 7 de março.

A região Sudeste teve o maior número de casos notificados (145.020 - 64,7% do total) em relação ao total do país, seguida das regiões Centro-Oeste (34.125 casos - 15,2%), Nordeste (21.472 casos - 9,6%), Norte (12.001 casos - 5,4%) e Sul (11.483 casos - 5,1%).