Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil tem 25 casos confirmados de coronavírus, 4 por transmissão local

Coronavírus: Pessoa se protege com máscara na Avenida Paulista, região central de São Paulo - Bruno Rocha: Fotoarena/Estadão Conteúdo
Coronavírus: Pessoa se protege com máscara na Avenida Paulista, região central de São Paulo Imagem: Bruno Rocha: Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo*

08/03/2020 17h31

Resumo da notícia

  • Seis novos casos foram registrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Minas Gerais
  • São Paulo registrou terceiro caso de transmissão local no estado
  • País investiga 664 casos suspeitos no total; 632 já foram descartados

Subiu para 25 o número de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil, de acordo com balanço divulgado na tarde deste domingo pelo Ministério da Saúde.

São 16 casos em São Paulo, três no Rio de Janeiro, dois na Bahia, um em Alagoas, um no Espírito Santo, um em Minas Gerais e um no Distrito Federal. Em relação ao boletim anterior, divulgado no sábado, são seis novos casos: três em São Paulo, um no Rio e um em Alagoas e um em Minas Gerais.

Houve um novo caso de transmissão local, em que é possível acompanhar a trajetória do caso, em São Paulo, subindo para 4 o número desse tipo de ocorrência.

Há 664 casos suspeitos e 632 já foram descartados. A maior parte dos suspeitos se encontra em São Paulo (176), em Minas Gerais (123), no Rio de Janeiro (110) e no Rio Grande do Sul (88).

O caso do DF é um dos que mais chamam a atenção pela gravidade. Uma mulher, de 52 anos, está em isolamento na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília. A avaliação é de que uma doença crônica preexistente possa ter agravado seu quadro, que é grave.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, neste domingo pela manhã ela tinha apresentado uma "discreta melhora do quadro respiratório".

O primeiro caso de coronavírus no País foi notificado em 26 de fevereiro. Trata-se de um empresário de 61 anos que esteve na região da Lombardia, na Itália, em fevereiro.

O Ministério da Saúde reforçou ainda que começará a campanha nacional de vacinação contra gripe com a população idosa. A medida já tinha sido anunciada pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, no final de fevereiro.

A ideia é proteger de forma antecipada esse público de vírus respiratórios mais comuns e evitar que estejam expostos ao Covid-19 em um momento de maior probabilidade de circulação do vírus (outono e inverno), o que pode ocorrer durante seus deslocamentos. A primeira etapa começa no dia 23 de março.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior do texto informava incorretamente a data da confirmação do primeiro caso de coronavírus registrado no país. A informação foi corrigida.