Topo

Esse conteúdo é antigo

É hora de ver quem tem mais chance com respirador, diz diretora de hospital

Daniel César

Colaboração para o UOL, em Pereira Barreto (SP)

19/03/2021 16h05

"Infelizmente esse é o momento que a gente não queria chegar. Que é o momento que a gente vê paciente na porta do hospital sem conseguir leito, sem ter respirador, agonizando por falta de ar. É um momento que nenhum médico estudou pra fazer, que é um momento de escolher quem tem mais chance de ter acesso a um respirador". A afirmação feita pela diretora-executiva do Hospital Unimed de Araçatuba (SP), Vilma Neri Shinsato, é mais um retrato do momento atravessado pelo sistema de saúde brasileiro em virtude do aumento de casos de covid-19.

A declaração foi dada em um vídeo gravado ontem por Vilma para explicar a situação da unidade. Além de dizer que o sistema colapsou, com muito mais pacientes que a capacidade, ela também fez um apelo emocionado para que as pessoas não saiam de casa.

A diretora-executiva explicou que abriu quatro setores de UTIs, quando havia apenas um com dez leitos disponíveis, mas todos os lugares já foram ocupados e por pacientes com covid-19.

De acordo com ela, o hospital trabalhou nas últimas semanas para evitar o colapso, mas o aumento na demanda levou à atual situação. "Infelizmente hoje nosso ato é o que a gente mais temia está acontecendo em nossa cidade...Vimos um crescente de casos graves, várias tomografias com pacientes altamente comprometidos, que precisavam de ventilação mecânica na última semana. Isso fez toda nossa equipe se mobilizar atrás de insumos, de respiradores, sabendo que ia ser necessário", garante.

Já em colapso e sem espaço, o Hospital Unimed transformou em UTI um local que foi construído para pacientes de pós-operatório. "Não é o ideal, não é ambiente próprio, mas é o que temos hoje para garantir que pacientes sejam assistidos. Abrimos hoje (ontem) esse espaço com seis leitos com respiradores e já tem quatro pacientes lá", afirmou.

Além dos 40 pacientes internados em UTIs, o hospital informou que está também com ocupação total nos 50 leitos na enfermaria. No total, 84 pacientes estão com covid-19, sendo que 32 estão intubados, e os outros seis aguardam os resultados dos exames.

"Não tem sistema nenhum de saúde que consiga ir abraçando, abraçando, abraçando cada vez mais. Nós temos uma equipe que se desdobra, temos quatro escalas de plantão, vamos para a quinta escala. Com médicos que consigam atender UTI, eles têm que saber intubar, são coisas que nem toda especialidade tem treinamento pra fazer", explicou a diretora-executiva.

Ao terminar de passar os números, ela faz um pedido para os moradores de Araçatuba

É um boletim desesperado, pedindo à população que fique em casa, que não saia na rua. Porque a última coisa que nossos médicos querem é ter que escolher, entre pai e o filho, quem merece o respirador. Isso é uma coisa que eu não queria ver em Araçatuba
Vilma Neri Shinsato

Outro hospital da cidade também está lotado

A cidade de Araçatuba vive um momento delicado no combate ao coronavírus. Além do Hospital Unimed, há apenas mais uma unidade para receber pacientes com a doença, a Santa Casa, que é referência do SUS na região.

Atualmente, todos os 25 leitos de UTI para pacientes com covid estão ocupados e ainda há mais três quartos que foram improvisados para atender pacientes que necessitam de ventilação mecânica.

A Diretoria Regional de Saúde de Araçatuba bateu recorde de internações com 77 pacientes encaminhados para os hospitais de tratamento de covid-19. A cidade já registrou 16.844 casos da doença com 365 mortes, segundo dados da secretaria municipal de Saúde.