Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: dados da OMS mostram aumento de casos por seis semanas seguidas

Dados da OMS mostram que Brasil é o 2º país com mais casos nos últimos sete dias - Denis Balibouse
Dados da OMS mostram que Brasil é o 2º país com mais casos nos últimos sete dias Imagem: Denis Balibouse

Colaboração para o UOL

06/04/2021 18h59

Os casos de infectados pela covid-19 em todo mundo aumentaram pela sexta semana consecutiva, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). Mortes aumentam há quatro semanas.

Entre 29 de março e 4 de abril, foram 4.078.078 novos casos, um aumento de 6,33% em relação à semana anterior. As mortes, por sua vez, foram 71.734 a mais, uma variação de 11,2%. Os cinco países com mais casos registrados nos últimos sete dias foram Índia, Brasil, Estados Unidos, Turquia e França.

Os óbitos, por sua vez, têm aumentado principalmente no Brasil e na Índia, com o primeiro sendo o líder na média diária de novas mortes. Quando o recorte é feito a partir das regiões da OMS, somente a África apresentou queda nos óbitos. O maior percentual foi o do Sudeste da Ásia, com aumento de 46% nos últimos sete dias.

Com isso, a situação global da pandemia mostra 131.487.572 infectados e 2.857.702 vidas perdidas.

Hoje, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, disse em coletiva de imprensa que a principal barreira para encerrar o estágio agudo da pandemia no mundo é "o aumento da produção e distribuição equitativa" de vacinas entre os países. "É um absurdo que em alguns países trabalhadores da saúde e os grupos de risco permaneçam completamente não vacinados", afirmou.

Por isso, Tedros garantiu que os esforços de vacinação vão continuar. Para isso, a OMS vai apelar aos governos para compartilharem doses do imunizante, para preencher a lacuna existente e garantir a distribuição equitativa de vacinas, testes rápidos e medicações.

* Com informações da Reuters